Lista de pontos

Há 7 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Contrição → dor de Amor.

Não te vences, não és mortificado, porque és soberbo. - Dizes que tens uma vida penitente? Não te esqueças de que a soberba é compatível com a penitência…

- Mais razões: teu desgosto depois da queda, depois das tuas faltas de generosidade, é dor ou despeito de te veres tão pequeno e sem forças? - Que longe estás de Jesus se não és humilde…, ainda que as tuas disciplinas façam florescer, cada dia, rosas novas!

“Quanto não devo a Deus, como cristão! A minha falta de correspondência, perante essa dívida, tem-me feito chorar de dor: de dor de Amor. "Mea culpa!"”

- Bom é que vás reconhecendo as tuas dívidas. Mas não te esqueças de como se pagam: com lágrimas… e com obras.

Acaba sempre o teu exame com um ato de Amor - dor de Amor -: por ti, por todos os pecados dos homens… - E considera o cuidado paternal de Deus, que afastou de ti os obstáculos para que não tropeçasses.

Que pena me dás enquanto não sentires dor dos teus pecados veniais! - Porque, até então, não terás começado a ter verdadeira vida interior.

Dor de Amor. - Porque Ele é bom. - Porque é teu Amigo, que deu a sua Vida por ti. - Porque tudo o que tens de bom é dEle. - Porque O tens ofendido tanto… Porque te tem perdoado… Ele!… a ti!

- Chora, meu filho, de dor de Amor.

Não esqueças que a Dor é a pedra de toque do Amor.

A nossa vontade, com a graça, é onipotente diante de Deus. - Assim, à vista de tantas ofensas ao Senhor, se dissermos a Jesus, com vontade eficaz, indo no ônibus por exemplo: “Meu Deus, quereria fazer tantos atos de amor e desagravo quantas as voltas de cada roda deste carro”, naquele mesmo instante, diante de Jesus, tê-Lo-emos realmente amado e desagravado conforme o nosso desejo.

Esta “ingenuidade” não está fora da infância espiritual; é o eterno diálogo entre a criança inocente e o pai, doido por seu filho:

- Quanto me queres?… Fala! - E o garotinho diz, marcando as sílabas: - Mui-tos mi-lhões!