Lista de pontos

Há 6 pontos em "Forja", cuja matéria seja Comunhão dos santos.

Aquele que deixa de lutar causa um mal à Igreja, ao seu empreendimento sobrenatural, aos seus irmãos, a todas as almas.

- Examina-te: não podes pôr mais vibração de amor a Deus na tua luta espiritual? - Eu rezo por ti… e por todos. Faz tu o mesmo.

Dizias-me: “Vejo-me, não somente incapaz de andar para a frente no caminho, mas incapaz de salvar-me - pobre da minha alma! - sem um milagre da graça. Estou frio e - o que é pior - como que indiferente: exatamente como se fosse um espectador do “meu caso”, que não se importasse nada com o que contempla. Serão estéreis estes dias?

“E, no entanto, a minha Mãe é minha Mãe, e Jesus é - atrevo-me? - o meu Jesus! E há almas santas, agora mesmo, pedindo por mim”.

- Continua a andar pela mão da tua Mãe - repliquei-te -, e “atreve-te” a dizer a Jesus que é teu. Pela sua bondade, Ele porá luzes claras na tua alma.

Que bonita oração - para que a repitas com freqüência - a daquele amigo que rezava assim por um sacerdote encarcerado por ódio à religião: “Meu Deus, consola-o, porque sofre perseguição por Ti. Quantos não sofrem, porque te servem!”.

- Que alegria dá a Comunhão dos Santos!

O empenho na nossa santificação pessoal repercute na santidade de muitas almas e na da Igreja de Deus.

Recai sobre ti - apesar das tuas paixões - a responsabilidade pela santidade, pela vida cristã e pela eficácia dos outros.

Tu não és uma peça isolada. Se paras, quantos podes deter ou prejudicar!

Lembra-te com constância de que tu colaboras na formação espiritual e humana dos que te rodeiam, e de todas as almas - até aí chega a bendita Comunhão dos Santos -, em qualquer momento: quando trabalhas e quando descansas; quando te vêem alegre ou preocupado; quando na tua tarefa ou no meio da rua fazes a tua oração de filho de Deus, e transcende ao exterior a paz da tua alma; quando se nota que sofreste - que choraste - e sorris.