Lista de pontos

Há 10 pontos em "Forja", cuja matéria seja Doutrina → necessidade de se ter boa doutrina.

Humildade e obediência são condições indispensáveis para recebermos a boa doutrina.

Quando falares das virtudes teologais - da fé, da esperança, do amor -, pensa que, mais do que para teorizar, são virtudes para viver.

Aquele jovem sacerdote costumava dirigir-se a Jesus com as palavras dos Apóstolos: "Edissere nobis parabolam" - explica-nos a parábola. E acrescentava: - Mestre, mete em nossas almas a claridade da tua doutrina, para que nunca falte nas nossas vidas e nas nossas ações…, e para que possamos dá-la aos outros.

- Dize-o tu também ao Senhor.

Deves ter sempre a coragem - que é humildade e serviço de Deus - de apresentar as verdades da fé tal como são, sem concessões nem ambigüidades.

"Coepit facere et docere" - Jesus começou a fazer e depois a ensinar: tu e eu temos que dar o testemunho do exemplo, porque não podemos levar uma dupla vida; não podemos ensinar o que não praticamos. Por outras palavras, temos de ensinar aquilo que, pelo menos, lutamos por praticar.

Deves sentir sempre e em tudo com a Igreja! - Tens de adquirir, por isso, a formação espiritual e doutrinal necessária, que te faça pessoa de reto critério nas tuas opções temporais, pronto e humilde para retificar, quando percebes que te enganaste. - A nobre retificação dos erros pessoais é um modo, muito humano e muito sobrenatural, de exercer a liberdade pessoal.

Urge difundir a luz da doutrina de Cristo.

Entesoura formação, enche-te de clareza de idéias, de plenitude da mensagem cristã, para poderes depois transmiti-la aos outros.

- Não esperes umas iluminações de Deus, que Ele não tem por que dar-te, quando dispões de meios humanos concretos: o estudo, o trabalho.

Não se pode separar a semente da doutrina da semente da piedade.

A tua tarefa de semeador de doutrina somente poderá evitar os micróbios que a tornem ineficaz, se fores piedoso.

Iremos a Jesus, ao Tabernáculo, para conhecê-Lo, para digerir a sua doutrina, para entregar esse alimento às almas.

A pregação, a pregação de Cristo “Crucificado”, é a palavra de Deus.

Os sacerdotes devem preparar-se do melhor modo possível, antes de exercerem tão divino ministério, procurando a salvação das almas.

Os leigos devem escutar com respeito especialíssimo.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura