Lista de pontos

Há 12 pontos em "Forja", cuja matéria seja Entrega → generosidade.

Não tenhas medo, nem te assustes, nem te espantes, nem te deixes levar por uma falsa prudência.

A chamada para cumprir a Vontade de Deus - e bem assim a vocação - é repentina, como a dos Apóstolos: encontrar Cristo e seguir o seu chamamento…

- Nenhum deles duvidou: conhecer Cristo e segui-Lo foi tudo uma só coisa.

Para quem quer viver de Amor com maiúscula, o meio-termo é muito pouco, é mesquinhez, cálculo ruim.

Jesus, se há em mim alguma coisa que te desagrade, dize-o, para que a arranquemos.

Se alguma coisa não estiver de acordo com o espírito de Deus, deixa-a imediatamente!

Pensa nos Apóstolos: eles não valiam nada, mas no nome do Senhor fazem milagres. Somente Judas, que talvez também tivesse feito milagres, se extraviou, por se ter afastado voluntariamente de Cristo, por não ter cortado, violenta e valentemente, com o que não estava de acordo com o espírito de Deus.

Quando é que te decidirás…!

Muitos, à tua volta, levam uma vida sacrificada por um motivo simplesmente humano; não se lembram essas pobres criaturas de que são filhos de Deus, e comportam-se assim talvez unicamente por soberba, para sobressair, para conseguir uma vida futura mais cômoda: abstêm-se de tudo!

E tu, que tens o doce peso da Igreja, dos teus, dos teus colegas e amigos, motivos pelos quais vale a pena gastar-se, que fazes?, com que sentido de responsabilidade reages?

Não podemos conformar-nos com o que fazemos no nosso serviço a Deus, à semelhança do artista que não fica satisfeito com o quadro ou estátua que sai das suas mãos. Todos lhe dizem: - É uma maravilha. Mas ele pensa: - Não, não é bem isto; eu quereria mais. Assim deveríamos nós reagir.

Além disso, o Senhor nos dá muito, tem direito à nossa mais plena correspondência… e é preciso caminhar ao seu passo.

Como entendo bem a pergunta que fazia a si própria aquela alma enamorada de Deus: - Houve algum trejeito de desgosto, houve em mim alguma coisa que te pudesse a Ti, Senhor, meu Amor, doer?

- Pede a teu Pai-Deus que nos conceda essa exigência constante de amor.

Como gosto de contemplar João, que reclina a sua cabeça sobre o peito de Cristo! - É como render amorosamente a inteligência, ainda que custe, para acendê-la no fogo do Coração de Jesus.

Ao celebrares a festa da Exaltação da Santa Cruz, suplicaste ao Senhor, com todas as veras da tua alma, que te concedesse a sua graça para “exaltares” a Cruz Santa nas tuas potências e nos teus sentidos… Uma vida nova! Um cunho para dares firmeza à autenticidade do teu cometimento…, todo o teu ser na Cruz!

- Veremos, veremos.

Manifesta-Lhe de novo que queres eficazmente ser seu: - Õ Jesus, ajuda-me, faz-me teu de verdade: que eu arda e me consuma, à força de pequenas coisas despercebidas de todos.

Se O ajudares, mesmo que seja com uma ninharia, como fizeram os Apóstolos, Ele estará disposto a realizar milagres, a multiplicar os pães, a mudar as vontades, a dar luz às inteligências mais obscurecidas, a fazer - com uma graça extraordinária - que sejam capazes de retidão os que nunca o foram.

Tudo isto… e mais, se O ajudares com o que tens.

Filho, escuta-me bem: tu, feliz quando te maltratarem e te desonrarem; quando muita gente se alvoroçar e estiver na moda cuspir em ti, porque és "omnium peripsema" - como lixo para todos…

- Custa, custa muito. É duro, até que - finalmente - um homem se aproxima do Sacrário, vê-se considerado como toda a porcaria do mundo, como um pobre verme, e diz de verdade: “Senhor, se Tu não precisas da minha honra, eu para que a quero?”.

Até então, não sabe o filho de Deus o que é ser feliz: até chegar a essa nudez, a essa entrega, que é entrega de amor, mas fundada na mortificação, na dor.