Lista de pontos

Há 9 pontos em "Forja", cuja matéria seja Igreja → fidelidade e amor à Igreja.

Jesus é o modelo: imitemo-Lo!

- Imitemo-Lo servindo a Igreja Santa e todas as almas.

O teu amor e o teu serviço à Igreja Santa não podem estar condicionados pela maior ou menor santidade pessoal dos que a compõem, ainda que desejemos ardentemente a perfeição cristã em todos.

- Tens de amar a Esposa de Cristo, tua Mãe, que está e estará sempre limpa e sem mancha.

Não é possível outra disposição num católico: defender “sempre” a autoridade do Papa; e estar “sempre” docilmente decidido a retificar a opinião, ante o Magistério da Igreja.

“Pesa sobre mim a solicitude por todas as igrejas”, escrevia São Paulo; e este suspiro do Apóstolo recorda a todos os cristãos - também a ti! - a responsabilidade de pormos aos pés da Esposa de Jesus Cristo, da Igreja Santa, o que somos e o que podemos, amando-a fidelissimamente, mesmo à custa dos bens, da honra e da vida.

Não te assustes - e, na medida em que possas, reage - ante essa conspiração do silêncio com que querem amordaçar a Igreja. Uns não deixam que se ouça a sua voz; outros não permitem que se contemple o exemplo dos que a pregam com as suas obras; outros apagam qualquer vestígio de boa doutrina…, e há tantas maiorias que não a suportam.

Não te assustes, repito, mas não te canses de servir de alto-falante aos ensinamentos do Magistério.

Deves fazer-te cada dia mais “romano”, amar essa condição bendita, que adorna os filhos da única e verdadeira Igreja, porque assim o quis Jesus Cristo.

Quereria - ajuda-me com a tua oração - que, na Igreja Santa, todos nos sentíssemos membros de um só corpo, como nos pede o Apóstolo; e que vivêssemos a fundo, sem indiferenças, as alegrias, as tribulações, a expansão da nossa Mãe, una, santa, católica, apostólica, romana.

Quereria que vivêssemos a identidade de uns com outros e de todos com Cristo.

Rezo de todo o coração, diariamente, para que o Senhor nos conceda o dom de línguas. Um dom de línguas que não consiste no conhecimento de vários idiomas, mas em saber adaptar-se à capacidade dos ouvintes.

- Não se trata de “falar como néscios ao vulgo, para que entenda”, mas de falar como sábios, em cristão, porém de modo acessível a todos.

- Este dom de línguas é o que peço ao Senhor e à sua Mãe bendita para os seus filhos.

Se anelas por ter vida, e vida e felicidade eternas, não podes sair da barca da Santa Madre Igreja. - Olha: se tu te afastas do âmbito da barca, irás para o meio das ondas do mar, irás para a morte, afogado no oceano; deixas de estar com Cristo, perdes a sua amizade, que escolheste voluntariamente quando percebeste que Ele a oferecia a ti.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura