Lista de pontos

Há 4 pontos em "Forja", cuja matéria seja Vida interior  → não é questão de sentimentos.

Tens a certeza de que foi Deus quem te fez ver, claramente, que deves voltar às ninharias mais pueris da tua antiga vida interior; e perseverar durante meses, e até anos, nessas insignificâncias heróicas (a sensibilidade, tantas vezes adormecida para o bem, não conta), com a tua vontade talvez fria, mas decidida a cumpri-las por Amor.

Há momentos em que - privado daquela união com o Senhor, que te dava uma oração contínua, mesmo dormindo -, parece que entras num braço-de-ferro com a Vontade de Deus.

- Isso é fraqueza, bem o sabes: ama a Cruz; ama a falta de tantas coisas que todos julgam necessárias; e os obstáculos para empreenderes… ou continuares o caminho; e a tua própria pequenez e a tua miséria espiritual.

- Oferece - com um querer eficaz - as tuas coisas e as dos teus: visto humanamente, isso não é pouco; com luzes sobrenaturais, é nada.

Vez por outra, alguém me tem dito: - Padre, encontro-me cansado e frio; quando rezo ou cumpro outra norma de piedade, parece-me estar representando uma comédia…

A esse amigo e a ti, se te encontras na mesma situação, respondo-vos: - Uma comédia? Grande coisa, meu filho! Representa a comédia! O Senhor é teu espectador: o Pai, o Filho, o Espírito Santo!; a Trindade Santíssima nos estará contemplando, nesses momentos em que “representamos a comédia”. - Atuar assim diante de Deus, por amor, para agradar-Lhe, quando se vive a contragosto, como é bonito! Ser jogral de Deus! Que maravilhoso é esse recital levado a cabo por Amor, com sacrifício, sem nenhuma satisfação pessoal, para dar gosto a Nosso Senhor!

- Isto, sim, é viver de Amor.

Assustou-te um pouco ver tanta luz…, tanta que achas difícil olhar, e mesmo ver.

- Fecha os olhos à tua evidente miséria; abre o olhar da tua alma à fé, à esperança, ao amor, e continua em frente, deixando-te guiar por Ele, através de quem dirige a tua alma.