Lista de pontos

Há 8 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Deveres e direitos.

É difícil gritar ao ouvido de cada um com um trabalho silencioso, através do bom cumprimento das nossas obrigações de cidadãos, para depois exigir os nossos direitos e pô-los ao serviço da Igreja e da sociedade. É difícil…, mas é muito eficaz.

Não podemos cruzar os braços, quando uma sutil perseguição condena a Igreja a morrer de inanição, relegando-a para fora da vida pública e, sobretudo, impedindo-a de intervir na educação, na cultura, na vida familiar. Não são direitos nossos: são de Deus, e foi Ele que os confiou a nós, os católicos…, para que os exerçamos!

Promulgou-se um edito de César Augusto, que manda recensear todos os habitantes de Israel. Maria e José caminham para Belém… - Não pensaste que o Senhor se serviu do acatamento pontual de uma lei para que se cumprisse a sua profecia? Ama e respeita as normas de uma convivência honrada e não duvides de que a tua submissão leal ao dever será também veículo para que outros descubram a honradez cristã do amor divino, e encontrem a Deus.

Não ambiciones senão um único direito: o de cumprires o teu dever.

Seria lamentável que alguém concluísse, ao ver atuar os católicos na vida social, que se mexem com acanhamento e capitis-diminuídos. Não se pode esquecer que o nosso Mestre era - é! - "perfectus Homo" - perfeito Homem.

Para tirar importância ao trabalho de outro, cochichaste: não fez mais do que cumprir o seu dever. E eu acrescentei: - Parece-te pouco?… Por cumprirmos o nosso dever, o Senhor nos dá a felicidade do Céu: "Euge serve bone et fidelis… intra in gaudium Domini tui" - muito bem, servo bom e fiel, entra no gozo eterno!

Perguntas se deves manter-te silencioso e inativo… - Perante a agressão injusta à lei justa, não!

Sentir-te-ás plenamente responsável quando compreenderes que, em face de Deus, só tens deveres. Ele já se encarrega de conceder-te direitos!

Referências da Sagrada Escritura