Lista de pontos

Há 7 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Demônio.

Preciso prevenir-te contra uma argúcia de “satanás” - assim, com minúscula!, porque não merece mais -, que tenta servir-te das circunstâncias mais comuns para nos desviar pouco ou muito do caminho que nos leva a Deus. Se lutas, e mais ainda se lutas de verdade, não deves estranhar que sobrevenha o cansaço ou o tempo de “andar a contragosto”, sem nenhum consolo espiritual ou humano. Olha o que me escreviam há tempos, e que conservei pensando em alguns que consideram ingenuamente que a graça prescinde da natureza: “Padre, desde há alguns dias, estou com uma preguiça e uma apatia tremendas, para cumprir o plano de vida; faço tudo para que passe logo esta crise, que me faz sofrer muito pensando em que pode desviar-me do caminho”. - Limitei-me a responder: não sabias que o Amor exige sacrifício? Lê devagar as palavras do Mestre: “Quem não toma a sua Cruz "cotidie" - cada dia - não é digno de Mim”. E mais adiante: “Não vos deixarei órfãos…”. O Senhor permite essa tua aridez, que se torna tão dura para ti, para que O ames mais, que confies somente nEle, para que com a Cruz sejas corredentor, para que O encontres.

O diabo parece bem pouco esperto!, comentavas-me. Não entendo a sua estupidez: sempre os mesmos enganos, as mesmas falsidades… Tens toda a razão. Mas nós, os homens, somos ainda menos espertos, e não aprendemos a escarmentar em cabeça alheia… E satanás conta com tudo isso, para nos tentar.

Quem oculta ao seu Diretor uma tentação, tem um segredo a meias com o demônio. - Fez-se amigo do inimigo.

A soberba, mais cedo ou mais tarde, acaba por humilhar, diante dos outros, o homem “mais homem”, que atua como uma marionete vaidosa e sem cérebro, movida pelos fios que satanás aciona.

O demônio - pai da mentira e vítima da sua soberba - tenta arremedar o Senhor até no modo de fazer prosélitos. Reparaste? Assim como Deus se vale dos homens para salvar almas e levá-las à santidade, satanás serve-se de outras pessoas para dificultar esse trabalho e até para as perder. E - não te assustes -, da mesma maneira que Jesus busca, como instrumentos, os mais próximos - parentes, amigos, colegas etc. -, o demônio também tenta, com freqüência, mover esses seres mais queridos, para induzir ao mal. Por isso, se os laços do sangue se convertem em amarras, que te impedem de seguir os caminhos de Deus, corta-os com decisão. E talvez a tua determinação desamarre também os que estavam enredados nas malhas de Lúcifer.

A tática do tirano é conseguir que briguem entre si aqueles que, unidos, poderiam fazê-lo cair. - Velha artimanha usada pelo inimigo -, para desbaratar muitos planos apostólicos.

Às vezes, penso que os murmuradores são como pequenos endemoninhados… - Porque o demônio insinua-se sempre com o seu espírito maligno de crítica a Deus, ou aos seguidores de Deus.

Referências da Sagrada Escritura