Lista de pontos

Há 12 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Presença de Deus.

Atuemos sempre de tal maneira, na presença de Deus, que não tenhamos que ocultar nada aos homens.

Falta-te vida interior: porque não levas à oração as preocupações dos teus e o proselitismo; porque não te esforças por ver claro, por tirar propósitos concretos e por cumpri-los; porque não tens sentido sobrenatural no estudo, no trabalho, nas tuas conversas, no convívio com os outros… - Como andas em matéria de presença de Deus, conseqüência e manifestação da tua oração?

Não?… Porque não tiveste tempo?… - Tens tempo. Além disso, como é que serão as tuas obras, se não as meditaste na presença do Senhor, para bem orientá-las? Sem essa conversa com Deus, como é que acabarás com perfeição o trabalho de cada jornada?… - Olha, é como se alegasses que te falta tempo para estudar, porque estás muito ocupado em dar uma aulas… Sem estudo, não se pode dar uma boa aula. A oração está antes de qualquer coisa. Se o entendes assim e não o pões em prática, não me digas que te falta tempo: muito simplesmente, não queres fazê-la!

Oração, mais oração! - pace uma incongruência agora, em época de provas, de mais trabalho… Precisas dela: e não só da habitual, como prática de piedade; oração também durante os tempos mortos; oração entre ocupação e ocupação, em vez de deixares correr o pensamento entre bobagens. Não faz mal se - apesar do teu empenho - não consegues concentrar-te e recolher-te. Pode valer mais esta meditação do que aquela outra que fizeste, com toda a comodidade, no oratório.

Um costume eficaz para conseguir presença de Deus” em cada dia, a primeira audiência, com Jesus Cristo.

Habitua-te a rezar orações vocais, pela manhã, ao vestir-te, como as crianças. - E terás mais presença de Deus depois, ao longo da jornada.

Sempre adias o terço para depois, e acabas por omiti-lo por causa do sono. - Se não dispõe de outros momentos, reza-o pela rua e sem que ninguém o note. Isso te ajudará também a ter presença de Deus.

Para o teu exame diário; deixei passar alguma hora sem falar com meu Pai-Deus?… Conversei com Ele, com amor de filho? - Podes!

Não queiramos enganar-nos… - Deus não é uma sombra, um ser longínquo, que nos cria e depois nos abandona; não é um amo que se vai e não volta mais. Ainda que não o percebamos com os nossos sentidos, a sua existência é muito mais verdadeira que a de todas as realidades que tocamos e vemos. Deus está aqui, conosco, presente, vivo. Ele nos vê, nos ouve, nos dirige, e contempla nossas menores ações, as nossas intenções mais escondidas. Acreditamos nisto…, mas vivemos como se Deus não existisse! Porque não temos para Ele nem um pensamento, nem uma palavra; poque não lhe obedecemos, nem tratamos de dominar nossas paixões; porque não lhe obedecemos, nem tratamos de dominar as nossa paixões; porque não Lhe manifestamos amor, nem O desagravamos… Vamos continuar a viver com uma fé morta?

Se tivesses presença de Deus, quantas atuações “irremediáveis” remediarias!

Como podes viver a presença de Deus, se não fazes mais do que olhar para toda a parte?… - Estás como que bêbado de futilidades.

Cada dia te notas mais metido mais Deus…, dizes. - Então, cada dia estarás mais perto dos teus irmãos.