Lista de pontos

Há 16 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Soberba.

Não és feliz, porque ficas ruminando tudo como se sempre fosses tu o centro: é que te dói o estômago, é que te cansas, é que te disseram isto ou aquilo… - Experimentaste pensar nEle e, por Ele, nos outros?

Doeu-te na alma quando te disseram: tu, o que procuras não é a conversão, mas um estojo para as tuas misérias…, para assim continuares arrastando comodamente - mas com sabor a azebre! - essa triste carga.

Só os tolos é que são cabeçudos; os muito tolos, muito cabeçudos.

Arrancar pela raiz o amor próprio e meter o amor a Jesus Cristo: nisto radica o segredo da eficácia e da felicidade.

Embora afirmes que O segues, de uma maneira ou de outra sempre pretendes ser “tu” mesmo a agir, segundo os “teus” planos e unicamente com as “tuas” forças. - Mas o Senhor disse: "Sine me nihil!" - sem Mim, nada podes fazer.

Ignoraram isso que tu chamas o teu “direito”, que eu te traduzi como o teu “direito à soberba”… Pobre espantalho! - Sentiste, porque não podias defender-te - o atacante era poderoso -, a dor de cem bofetões. - E, apesar de tudo, não aprendes a humilhar-te. Agora é a tua consciência que te argúi: chama-te soberbo… e covarde. - Dá graças a Deus, porque já vais entrevendo o teu “dever da humildade”.

Estás cheio de ti, de ti, de ti… - E não será eficaz enquanto não te deixares invadir por Ele, por Ele, por Ele, atuando "in nomine Domini" - em nome e com a força de Deus.

Como pretendes seguir a Cristo, se giras somente em volta de ti mesmo?

Uma preocupação impaciente e desordenada por subir profissionalmente pode disfarçar o amor próprio sob o pretexto de “servir as almas”. Com falsidade - não tiro uma letra -, forjamos a justificativa de que não devemos desaproveitar certas conjunturas, certas circunstâncias favoráveis… Volve os teus olhos para Jesus: Ele é “o Caminho”. Também durante os seus anos escondidos surgiram conjunturas e circunstâncias “muito favoráveis”, para antecipar a sua vida pública. Aos doze anos, por exemplo, quando os doutores da lei se admiraram das suas perguntas e das suas respostas… Mas Jesus Cristo cumpre a Vontade de seu Pai, e espera: obedece! - Sem perderes essa santa ambição de levar o mundo inteiro a Deus, quando se insinuarem essas iniciativas - quem sabe, ânsias de deserção -, lembra-te de que também te toca a ti obedecer e ocupar-te dessa tarefa obscura, pouco brilhante, enquanto o Senhor não te pedir outra coisa: Ele tem os seus tempos e as suas sendas.

Fátuos e soberbos, é assim que se revelam todos aqueles que abusam da sua situação de privilégio - dada pelo dinheiro, pela linhagem, pelo grau hierárquico, pelo cargo, pela inteligência… - para humilhar os menos favorecidos.

A soberba, mais cedo ou mais tarde, acaba por humilhar, diante dos outros, o homem “mais homem”, que atua como uma marionete vaidosa e sem cérebro, movida pelos fios que satanás aciona.

Por presunção ou por simples vaidade, muitos mantêm um “mercado negro”, para fazer subir artificialmente os seus próprios valores pessoais.

Não desanimes com os teus erros: reage. - A esterilidade não é tanto conseqüência das faltas - sobretudo se nos arrependemos - quanto da soberba.

Se caíste, levanta-te com mais esperança… Só o amor próprio não compreende que o erro, quando é retificado, ajuda a conhecer-se e a humilhar-se.

“Não servimos para nada”. - Afirmação pessimista e falsa. - Se se quer, com a graça de Deus - requisito prévio e fundamental -, pode-se chegar a servir, como bom instrumento, em muitos empreendimentos.

Fez-me pensar a frase dura, mas exata, daquele homem de Deus, ao contemplar a arrogância daquela criatura; “Veste-se com a mesma pele do diabo, a soberba”. E senti na alma, por contraste, o desejo sincero de me revestir da virtude que Jesus Cristo pregou "quia mitis sum et humilis corde" -; e que atraiu o olhar da Trindade Santíssima sobre a sua Mãe e nossa Mãe: a humildade, o saber-nos e sentir-nos nada.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura