Lista de pontos

Há 6 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Contradições → murmúrios.

Murmuram. E depois eles mesmos se encarregam de que alguém venha imediatamente contar-te o “diz-se”… - Vilania? - Sem dúvida. Mas não percas a paz, já que as suas línguas não poderão fazer-te mal nenhum, se trabalhas com retidão… - Pensa: como são bobos, que pouco tato humano têm, que falta de lealdade para com os seus irmãos… e especialmente para com Deus! E não caias tu na murmuração, por um mal entendido direito de réplica. Se tens de falar, serve-te da correção fraterna, como nos aconselha o Evangelho.

Não querias acreditar, mas tiveste que render-te à evidência, bem à tua custa: aquelas afirmações que pronunciaste com simplicidade e com saudável senso católico, os inimigos da fé as retorceram com malícia. É verdade, “temos de ser cândidos como as pombas…, e prudentes como as serpentes”. Não fales a destempo nem fora de lugar.

O vilarejo mais pequeno - comentava alguém, cansado de murmurações - deveria ter ambiente de capital. - Não sabia, o coitado, que não adianta. - Tu, por amor a Deus e a o próximo, não caias num defeito tão “provinciano”… e tão pouco cristão. - Dos primeiros seguidores de Cristo afirmava-se: Vêde como se amam! Pode-se dizer o mesmo de ti, de mim, a qualquer hora?

As críticas contra as obras de apostolado costumam ser de dois gêneros: uns apresentam o trabalho como uma estrutura complicadíssima; outros o tacham de tarefa cômoda e fácil. No fundo, essa “objetividade” se reduz a estreiteza de vistas, com uma boa dose de preguiça tagarela. - Pergunta-lhe sem te zangares: E vocês, que fazem?

Para os imperativos da tua fé, talvez não possas pedir simpatia, mas tens que exigir respeito.

Os que te falaram mal desse amigo leal para com Deus são os mesmos que irão murmurar de ti, quando te decidires a portar-te melhor.

Referências da Sagrada Escritura