Lista de pontos

Há 10 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Direção espiritual  → sinceridade.

Depois da tua decisão, fazes cada dia uma nova descoberta. Lembras-te de ontem, quando te perguntavas constantemente: “E isto, de que maneira…?, para continuares depois nas tuas dúvidas ou nos teus desencantos… Agora sempre encontras a resposta exata, fundamentada e clara. E, ao ouvires como respondem às tuas perguntas às vezes pueris, ocorre-te pensar: “Assim deve ter atendido Jesus os primeiros Doze”.

Quem oculta ao seu Diretor uma tentação, tem um segredo a meias com o demônio. - Fez-se amigo do inimigo.

Sinceridade: com Deus, com o Diretor, com os teus irmãos os homens. - Assim estou certo da tua perseverança.

Que vou dizer?, perguntas ao começares a abrir a tua alma. E, com segura consciência, respondo-te: em primeiro lugar, aquilo que quererias que não se soubesse.

Compreendeste em que consiste a sinceridade quando me escrevias: “Estou procurando habituar-me a chamar as coisas pelo seu nome e, sobretudo, a não tentar atribuir nomes ao que não existe”.

Pensa bem nisto: ser transparente consiste mais em não tapar do que em querer fazer ver… Trata-se de permitir que se distingam os objetos que há no fundo do copo, e não em esforçar-se por tornar visível o ar.

Atuemos sempre de tal maneira, na presença de Deus, que não tenhamos que ocultar nada aos homens.

Acabaram-se as aflições… Descobriste que a sinceridade com o Diretor conserta com uma facilidade admirável aquilo que se entortou.

Como erram pais, mestres, diretores… que exigem sinceridade absoluta e, quando lhes mostram toda a verdade, se assustam!

"Tota pulchra es, Maria, et macula originalis non est in te!" - És toda formosa, Maria, e não há em ti mancha original!, canta alvoroçada a liturgia: não há nEla a menor sombra de duplicidade. Peço diariamente à nossa Mãe que saibamos abrir a alma na direção espiritual, para que a luz da graça ilumine toda a nossa conduta! - Se assim lhe suplicarmos, Maria nos obterá a valentia da sinceridade, para que nos cheguemos mais à Trindade Santíssima.

Referências da Sagrada Escritura