Lista de pontos

Há 10 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Dor → incompreensões.

Não te compreendem?… Ele era a Verdade e a Luz, mas também os seus não O compreenderam. - Como tantas vezes te fiz considerar, lembra-te das palavras do Senhor: “Não é o discípulo mais do que o Mestre”.

Para um filho de Deus, as contradições e as calúnias são, como para um soldado, feridas recebidas no campo de batalha.

Andas na boca de todos… Que importa a fama? De qualquer modo, não sintas vergonha nem pena por ti, mas por eles: pelos que te maltratam.

Umas vezes, não querem entender: estão como cegos… Mas, outras, és tu que não consegues fazer-te compreender: corrige-te!

Não basta ter razão. Além disso, é necessário fazê-la valer…, e que os outros queiram reconhecê-la. Não obstante, afirma a verdade sempre que for necessário, sem te deteres pelo “que vão dizer”.

Se freqüentas a escola do Mestre, não te há de estranhar que também tenhas de labutar contra a incompreensão de tantas e tantas pessoas, que poderiam ajudar-te muitíssimo se simplesmente fizessem o menor esforço por ser compreensivas.

Não o maltrataste fisicamente… Mas ignoraste-o tantas vezes! Olhaste-o com indiferença como se fosse um estranho. - Parece-te pouco?

Sem o pretender, os que perseguem santificam… - Mas ai desses “santificadores”!

Na terra, muitas vezes se paga caluniando.

Há almas que parecem empenhadas em inventar sofrimentos, torturando-se com a imaginação. Depois, quando chegam penas e contrariedades objetivas, não sabem estar como a Santíssima Virgem, ao pé da Cruz, com o olhar pendente do seu Filho.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura