Lista de pontos

Há 6 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Vida interior  → diálogo com Nossa Senhora e os Santos.

Não se cumprimentam e se tratam com cordialidade todas as pessoas queridas? - Pois bem, vamos tu e eu cumprimentar - muitas vezes ao dia - Jesus, Maria e José, e o nosso Anjo da Guarda.

Deves ter uma devoção intensa à Nossa Mãe. Ela sabe corresponder com primor às delicadezas que lhe manifestamos. Além disso, se rezas o terço todos os dias, com espírito de fé e amor, a Senhora se encarregará de levar-te muito longe pelo caminho do seu Filho.

Sem o auxílio de Nossa Mãe, como havemos de manter-nos firmes na luta diária? - Procuras esse auxílio constantemente?

O Anjo da Guarda acompanha-nos sempre como testemunha especialmente qualificada. Será ele quem, no teu juízo particular, recordará as delicadezas que tiveres tido com Nosso Senhor, ao longo da tua vida. Mais ainda: quando te sentires perdido pelas terríveis acusações do inimigo, o teu Anjo apresentará aqueles impulsos íntimos - e talvez esquecidos por ti mesmo -, aquelas manifestações de amor que tenhas dedicado a Deus Pai, a Deus Filho, a Deus Espírito Santo. Por isso, não esqueças nunca o teu Anjo da Guarda, e esse Príncipe do Céu não te abandonará agora, nem no momento decisivo.

As tuas comunhões eram muito frias: prestavas pouca atenção ao Senhor; qualquer bagatela te distraia… - Mas, desde que pensas - nesse teu íntimo colóquio com Deus - que estão presentes os Anjos, a tua atitude mudou…: “Que não me vejam assim!”, dizes para ti mesmo… - E olha como, com a força do “que vão dizer?” - desta vez, para bem -, avançaste um pouquinho em direção ao Amor.

Sempre que te vejas com o coração seco, sem saber o que dizer, recorre com confiança à Virgem Santíssima. Dize-lhe: Minha Mãe Imaculada, intercedei por mim. Se a invocares com fé, Ela te fará saborear - no meio dessa secura - a proximidade de Deus.