Lista de pontos

Há 24 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Amor.

Tens ambições: de saber…, de ser líder…, de ser audaz.

Muito bem. Está certo. - Mas… por Cristo, por Amor.

Amar a Deus e não venerar o Sacerdote… não é possível.

Sujeitar-se a um plano de vida, a um horário, é tão monótono!, disseste-me.

- E eu te respondi: há monotonia porque falta Amor.

Fizeste-me rir com a tua oração… impaciente. - Dizias-Lhe: “Não me quero tornar velho, Jesus… É esperar demais para Te ver! Nessa altura, talvez não tenha o coração em carne viva, como agora. Velho, parece-me tarde. Agora, a minha união seria mais galharda, porque Te amo com Amor virginal”.

O Amor… bem vale um amor!

Esse Cristo que tu vês não é Jesus. - Será, quando muito, a triste imagem que podem formar teus olhos turvos…

- Purifica-te. Clarifica o teu olhar com a humildade e a penitência. Depois… não te hão de faltar as luzes límpidas do Amor. E terás uma visão perfeita. A tua imagem será realmente a sua: Ele!

Sei que te portaste bem…, apesar de teres caído tão fundo. - Sei que te portaste bem, porque te humilhaste, porque retificaste, porque te encheste de esperança, e a esperança te trouxe de novo ao Amor. - Não faças essa cara boba de surpresa; de fato, te portaste bem! - Já te levantaste do chão. "Surge", clamou de novo a voz poderosa, "et ambula!"* - Agora, ao trabalho!

(*) “Levanta-te e anda!” (N. do T.)

Perde o medo de chamar o Senhor pelo seu nome - Jesus - e de Lhe dizer que O amas.

Tu sabes que há “conselhos evangélicos”. Segui-los é uma finura de Amor. - Dizem que é caminho de poucos. - Às vezes penso que podia ser caminho de muitos.

Não te importes se dizem que tens “espírito de grupo”.

- Que querem? Um instrumento deliqüescente que se desfaça em pedaços à hora de empunhá-lo?

Não peças perdão a Jesus apenas de tuas culpas; não O ames com teu coração somente…

Desagrava-O por todas as ofensas que Lhe têm feito, que Lhe fazem e Lhe hão de fazer…; ama-O com toda a força de todos os corações de todos os homens que mais O tenham amado.

Sê audaz: diz-Lhe que estás mais louco por Ele que Maria Madalena, mais que Teresa e Teresinha…, mais apaixonado que Agostinho e Domingos e Francisco, mais que Inácio e Xavier.

Que o fogo do teu Amor não seja um fogo-fátuo - ilusão, mentira de fogo, que nem ateia em labaredas o que toca nem dá calor.

"Timor Domini sanctus". - Santo é o temor de Deus. - Temor que é veneração do filho por seu Pai; nunca temor servil, porque teu Pai-Deus não é um tirano.

Dor de Amor. - Porque Ele é bom. - Porque é teu Amigo, que deu a sua Vida por ti. - Porque tudo o que tens de bom é dEle. - Porque O tens ofendido tanto… Porque te tem perdoado… Ele!… a ti!

- Chora, meu filho, de dor de Amor.

Se um homem tivesse morrido para me livrar da morte!…

- Morreu Deus. E fico indiferente.

Louco! - Bem te vi (julgavas-te só na capela episcopal) depor um beijo em cada cálice e em cada patena recém-consagrados: para que Ele os encontre, quando pela primeira vez “descer” a esses vasos eucarísticos.

Não esqueças que a Dor é a pedra de toque do Amor.

Retidão de coração e boa vontade: com estes dois elementos e o olhar posto em cumprir o que Deus quer, verás transformados em realidade os teus sonhos de Amor e saciada a tua fome de almas.

Com muito gosto deviam cumprir o seu ofício os Santos Anjos da Guarda junto daquela alma que lhes dizia: “Santos Anjos, eu vos invoco, como a Esposa do Cântico dos Cânticos, "ut nuntietis ei quia amore langueo" - para Lhe dizerdes que morro de Amor”.

Em carne viva. - É assim que te encontras. Tudo te faz sofrer nas potências da alma e nos sentidos. E tudo para ti é tentação…

Sê humilde, insisto. Verás como em breve te tiram desse estado. E a dor se transformará em alegria; e a tentação, em segura firmeza.

Mas, enquanto isso, aviva a tua fé; enche-te de esperança; e faz contínuos atos de Amor, embora penses que são só da boca para fora.

Falas-me em morrer “heroicamente”. - Não achas que é mais “heróico” morrer despercebido, numa boa cama, como um burguês…, mas de mal de Amor?

Nenhum afeto te prenda à terra, fora o desejo diviníssimo de dar glória a Cristo e, por Ele e com Ele e nEle, ao Pai e ao Espírito Santo.

Diz, a… esse, que preciso de cinqüenta homens que amem a Jesus Cristo sobre todas as coisas.

Às vezes, sentimo-nos inclinados a fazer pequenas criancices. - São pequenas obras-primas diante de Deus, e, enquanto não se introduzir a rotina, serão fecundas sem dúvida essas obras, como fecundo é sempre o Amor.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura