Lista de pontos

Há 8 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Amor.

Parecia completamente decidido… Mas, ao pegar na caneta para acabar com o namoro, pesou mais a indecisão e faltou-lhe coragem: muito humano e compreensível, comentavam outros. - Pelo que se vê, segundo alguns, não estão os amores terrenos entre as coisas que se devem deixar para seguir plenamente a Jesus Cristo, quando Ele o pede.

O que é preciso para conseguir a felicidade não é uma vida cômoda, mas um coração enamorado.

Depois de vinte séculos, temos de apregoar com plena segurança que o espírito de Cristo não perdeu a sua força redentora, a única que sacia os anelos do coração humano. - Começa por meter essa verdade no teu, que estará em perpétua inquietação - como escreveu Santo Agostinho - enquanto não o colocares inteiramente em Deus.

Amar é… não albergar senão um único pensamento, viver para a pessoa amada, não se pertencer, estar submetido venturosa e livremente, com a alma e o coração, a uma vontade alheia… e ao mesmo tempo própria.

Ainda não queres ao Senhor como o avaro às suas riquezas, como uma mãe a seu filho…, ainda te preocupas demasiado contigo mesmo e com as tuas ninharias! Não obstante, notas que Jesus já se tornou indispensável na tua vida… - Pois bem, logo que corresponderes por completo à sua chamada, Ele te será indispensável também em cada um dos teus atos.

Grita-Lhe com força, porque esse grito é loucura de apaixonado!: - Senhor, embora eu te ame…, não te fies de mim! Ata-me a Ti, cada dia mais!

Não duvides: o coração foi criado para amar. Metamos pois Jesus Cristo em todos os nossos amores. Caso contrário, o coração vazio se vinga, e se enche das baixezas mais desprezíveis.

Se a palavra amor sai muitas vezes da boca, sem estar escorada em pequenos sacrifícios, chega a cansar.