Lista de pontos

Há 13 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Apóstolo.

A Cruz sobre o teu peito?… - Está bem. Mas… a Cruz sobre os teus ombros, a Cruz na tua carne, a Cruz na tua inteligência. - Assim viverás por Cristo, com Cristo e em Cristo; só assim serás apóstolo.

Alma de apóstolo: primeiro, tu. - Disse o Senhor por São Mateus: “Muitos me dirão no dia do juízo: Senhor!, Senhor!, não profetizamos nós em teu nome, e em teu nome não expulsamos os demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então Eu lhes direi: Nunca vos conheci por meus; apartai-vos de mim, obreiros da iniqüidade”.

Não suceda - diz São Paulo - que, tendo pregado aos outros, venha eu a ser reprovado.

O gênio militar de Santo Inácio apresenta-nos o demônio chamando inúmeros diabos e espalhando-os pelos países, estados, cidades e aldeias, depois de lhes ter feito “um sermão” em que os admoesta a lançar ferros e cadeias, não deixando ninguém em particular sem algemas…

Disseste-me que querias ser líder; e… para que serve um líder algemado?

Repara: os apóstolos, com todas as suas misérias patentes e inegáveis, eram sinceros, simples…, transparentes.

Tu também tens misérias patentes e inegáveis. - Oxalá não te falte simplicidade.

Contam de uma alma que, ao dizer ao Senhor na oração: “Jesus, eu Te amo”, ouviu esta resposta do Céu: “Obras é que são amores, não as boas palavras”.

Pensa se por acaso não merecerás tu também esta carinhosa censura.

O zelo é uma loucura divina de apóstolo, que te desejo, e que tem estes sintomas: fome de intimidade com o Mestre; preocupação constante pelas almas; perseverança que nada faz desfalecer.

Não fiques dormindo sobre os louros. - Se, humanamente falando, essa posição já é incômoda e pouco galharda, quanto mais quando os louros - como neste caso - não forem teus, mas de Deus!

No apostolado, estás para submeter-te, para aniquilar-te; não para impor o teu critério pessoal.

Nunca sejais homens ou mulheres de ação longa e oração curta.

Procura viver de tal maneira que saibas privar-te voluntariamente da comodidade e bem-estar que acharias mal nos costumes de outro homem de Deus.

Olha que és o grão de trigo de que nos fala o Evangelho. - Se não te enterras e morres, não haverá fruto.

Sede homens e mulheres do mundo, mas não sejais homens ou mulheres mundanos.

Não esqueças que a unidade é sintoma de vida: desunir-se é putrefação, sinal certo de ser um cadáver.

O desprezo e a perseguição são benditas provas de predileção divina, mas não há prova e sinal de predileção mais belo do que este: passar oculto.

Referências da Sagrada Escritura