Lista de pontos

Há 7 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Apóstolo → ser instrumento.

Como te rias, nobremente, quando te aconselhei a pôr teus anos moços sob a proteção de São Rafael!: para que ele te leve a um matrimônio santo, como ao jovem Tobias, com uma moça que seja boa e bonita e rica - disse-te, brincando.

E depois, que pensativo ficaste quando continuei a aconselhar-te que te pusesses também sob o patrocínio daquele Apóstolo adolescente, João, para o caso de o Senhor te pedir mais.

Reconheces-te miserável. E és. - Apesar de tudo - mais ainda, por isso -, Deus te procurou.

- Sempre emprega instrumentos desproporcionados: para que se veja que a “obra” é dEle.

- A ti, só te pede docilidade.

Sê instrumento: de ouro ou de aço, de platina ou de ferro…, grande ou pequeno, delicado ou tosco…

- Todos são úteis; cada um tem a sua missão própria. É como no mundo material: quem se atreverá a dizer que é menos útil o serrote do carpinteiro do que as pinças do cirurgião?

- Teu dever é ser instrumento.

Certo. E daí? - Não entendo como te podes retrair desse trabalho de almas (se não é por oculta soberba: julgas-te perfeito), só porque o fogo de Deus que te atraiu, além da luz e do calor que te entusiasmam, lança às vezes a fumaça da fraqueza dos instrumentos.

Trabalho… há. - Os instrumentos não podem estar enferrujados. - Normas há também para evitar o mofo e a ferrugem. - Basta pô-las em prática.

"Nonne hic est fabri filius? Nonne hic est faber, filius Mariae?" - Porventura não é este o filho do artesão? Não é o artesão, filho de Maria?

- Isto que disseram de Jesus, é bem possível que o digam de ti, com um pouco de pasmo e outro pouco de troça, quando “definitivamente” quiseres cumprir a Vontade de Deus, ser instrumento: “Mas este não é aquele?…”

- Cala-te. E que as tuas obras confirmem a tua missão.

Agora que te entregaste, pede-Lhe uma vida nova, um “novo cunho”, para dar firmeza à autenticidade da tua missão de homem de Deus.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura