Lista de pontos

Há 11 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Filiação divina .

Os filhos…, como procuram comportar-se dignamente quando estão diante de seus pais!

E os filhos de Reis, diante de seu pai El-Rei, como procuram guardar a dignidade da realeza!

E tu… não sabes que estás sempre diante do Grande Rei, teu Pai-Deus?

“Padre” - dizia-me aquele rapagão (que será feito dele?), bom estudante da Central* -, “estava pensando no que o senhor me falou…, que sou filho de Deus! E me surpreendi, pela rua, de corpo "emproado" e soberbo por dentro… Filho de Deus!”

Aconselhei-o, com segura consciência, a fomentar a “soberba”.

(*) Assim se chamava à Universidade de Madrid na época em que Caminho foi escrito (N. do T.).

Dói-me ver o perigo de tibieza em que te encontras quando não te vejo caminhar seriamente para a perfeição dentro do teu estado.

- Diz comigo: Não quero tibieza! "Confige timore tuo carnes meas!" - dá-me, meu Deus, um temor filial que me faça reagir!

"Timor Domini sanctus". - Santo é o temor de Deus. - Temor que é veneração do filho por seu Pai; nunca temor servil, porque teu Pai-Deus não é um tirano.

Quando tiveres terminado o teu trabalho, faz o do teu irmão, ajudando-o, por Cristo, com tal delicadeza e naturalidade, que nem mesmo o favorecido repare que estás fazendo mais do que em justiça deves.

- Isso, sim, é fina virtude de filho de Deus!

Está bem que sirvas a Deus como um filho, sem paga, generosamente… - Mas não te preocupes se uma vez ou outra pensas no prêmio.

Não tenhas medo da morte. - Aceita-a desde agora, generosamente…, quando Deus quiser…, como Deus quiser…, onde Deus quiser.

- Não duvides; virá no tempo, no lugar e do modo que mais convier…, enviada por teu Pai-Deus. - Bem-vinda seja a nossa irmã, a morte!

É bom dar glória a Deus sem buscar antecipações - mulher, filhos, honras… - dessa glória de que gozaremos plenamente com Ele na Vida…

Além disso, Ele é generoso… Dá cem por um; e isso é verdade, mesmo nos filhos. - Muitos se privam deles pela glória de Deus, e têm milhares de filhos do seu espírito. - Filhos, como nós o somos do nosso Pai que está nos céus.

Diante de Deus, que é Eterno, tu és uma criança menor do que, diante de ti, um garotinho de dois anos.

E, além de criança, és filho de Deus. - Não o esqueças.

Não queiras ser grande. - Criança, criança sempre, ainda que morras de velho.

Quando uma criança tropeça e cai, ninguém estranha…; seu pai se apressa a levantá-la.

Quando quem tropeça e cai é adulto, o primeiro movimento é de riso. - Às vezes, passado esse primeiro ímpeto, o ridículo cede o lugar à piedade. - Mas os adultos têm que se levantar sozinhos.

A tua triste experiência quotidiana está cheia de tropeços e quedas. Que seria de ti se não fosses cada vez mais criança?

Não queiras ser grande, mas menino. Para que, quando tropeçares, te levante a mão de teu Pai-Deus.

Querendo-te apóstolo, o Senhor te lembrou, para que nunca o esqueças, que és “filho de Deus”.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura