Lista de pontos

Há 10 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Sacrifício.

Pouco firme é o teu caráter: que ânsia de te meteres em tudo! - Obstinas-te em ser o sal de todos os pratos… e - não te zangues se te falo claramente - tens pouca graça para ser sal; e não és capaz de desfazer-te e passar despercebido à vista, como esse condimento.

Falta-te espírito de sacrifício. E sobra-te espírito de curiosidade e de exibição.

Bebamos até a última gota o cálice da dor na pobre vida presente. - Que importa padecer dez, vinte, cinqüenta anos…, se depois vem o Céu para sempre, para sempre…, para sempre?

E sobretudo - melhor do que a razão apontada - "propter retributionem"* -, que importa padecer, se se padece para consolar, para dar gosto a Deus Nosso Senhor, com espírito de reparação, unido a Ele na sua Cruz…, numa palavra: se se padece por Amor?

(*) Pela recompensa (N. do T.)

.

O mundo admira somente o sacrifício com espetáculo, porque ignora o valor do sacrifício escondido e silencioso.

É preciso dar-se de todo, é preciso negar-se de todo: o sacrifício tem que ser holocausto*

(*) Holocausto, entre os hebreus, era o sacrifício em que se queimava por inteiro a vítima oferecida a Deus (N. do T.)

.

Dizes que és… ninguém. - Que os outros levantaram e levantam agora maravilhas de organização, de imprensa, de propaganda. - Que têm todos os meios, enquanto tu não tens nenhum!… Está certo; mas lembra-te de Inácio:

Ignorante, entre os doutores de Alcalá*. - Pobre, paupérrimo, entre os estudantes de Paris. - Perseguido, caluniado…

É o caminho: ama e crê e sofre! O teu Amor e a tua Fé e a tua Cruz são os meios infalíveis para levares à prática e para eternizares as ânsias de apostolado que trazes no coração.

(*) Alcalá de Henares, Universidade espanhola muito célebre no século XVI (N. do T.).

"Ideo omnia sustineo propter electos" - tudo sofro pelos escolhidos - "ut et ipsi salutem consequantur" - para que eles obtenham a salvação - "quae est in Christo Jesu" - que está em Cristo Jesus.

- Bom modo de viver a Comunhão dos Santos!

- Pede ao Senhor que te dê este espírito de São Paulo.

Não pretendas que te “compreendam”. - Essa incompreensão é providencial: para que o teu sacrifício passe despercebido.

“Não se pode ser raiz e copa, se não se é seiva, espírito, coisa que vai por dentro”.

- Aquele teu amigo que escreveu estas palavras sabia que eras nobremente ambicioso. - E te ensinou o caminho: a discrição, o sacrifício, ir por dentro!

Tens obrigação de pedir e sacrificar-te pela pessoa e intenções de quem dirige a tua obra de apostolado. - Se és remisso no cumprimento deste dever, fazes-me pensar que te falta entusiasmo pelo teu caminho.

Ausência, isolamento - provas para a perseverança. - Santa Missa, oração, sacramentos, sacrifícios, comunhão dos santos! - armas para vencer na prova.

Referências da Sagrada Escritura