Lista de pontos

Há 12 pontos em "Forja", cuja matéria seja Sacrifício.

Se com sacrifício semeias Amor, também colherás Amor.

O amor é sacrifício; e o sacrifício, por Amor, gozo.

Chegarás a ser santo se tiveres caridade, se souberes fazer as coisas que agradem aos outros e que não sejam ofensa a Deus, ainda que a ti te custem.

Quando te falo do “bom exemplo”, quero indicar-te também que tens de compreender e desculpar, que tens de encher o mundo de paz e de amor.

Manifesta-Lhe de novo que queres eficazmente ser seu: - Õ Jesus, ajuda-me, faz-me teu de verdade: que eu arda e me consuma, à força de pequenas coisas despercebidas de todos.

A Cruz simboliza a vida do apóstolo de Cristo, com um vigor e uma verdade que encantam a alma e o corpo, ainda que às vezes custe e se note o peso.

Compreendo que, por Amor, desejes padecer com Cristo: interpor as tuas costas entre Ele e os algozes que O açoitam; oferecer a tua cabeça, e não a dEle, aos espinhos; e os teus pés e as tuas mãos, aos pregos; …ou, pelo menos, acompanhar a nossa Mãe Santa Maria, no Calvário, e acusar-te de deicida pelos teus pecados…, e sofrer e amar.

Propus-me freqüentar mais o Paráclito e pedir-Lhe as suas luzes, disseste-me.

- Muito bem: mas lembra-te, filho, de que o Espírito Santo é fruto da Cruz.

Cristo pregado na Cruz, e tu?… Ainda metido apenas nos teus gostos! Corrijo-me: pregado pelos teus gostos!

Não sejamos - não podemos ser! - cristãos adocicados: na terra tem que haver dor e Cruz.

Nesta nossa vida, é preciso contar com a Cruz. Quem não conta com a Cruz não é cristão…, e não poderá evitar o encontro com a “sua cruz”, na qual desesperará.

Agora que a Cruz é séria, de peso, Jesus arruma as coisas de tal modo que nos cumula de paz: faz-se nosso Cireneu, para que o fardo se torne leve.

Diz-Lhe, pois, cheio de confiança: - Senhor, que Cruz é esta? Uma Cruz sem cruz. De agora em diante, com a tua ajuda, conhecendo a fórmula para abandonar-me em Ti, serão sempre assim todas as minhas cruzes.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura