Lista de pontos

Há 5 pontos em "Forja", cuja matéria seja Infância espiritual  → humildade e abandono.

Procura que a “humildade de entendimento” seja, para ti, um axioma.

Pensa nisso devagar e… não é verdade que não se compreende como possa haver “soberbos de entendimento”? Bem o explicava aquele santo doutor da Igreja: “É uma desordem detestável que, vendo a Deus feito criança, o homem queira continuar a parecer grande sobre a terra”.

Ao considerar agora mesmo as minhas misérias, Jesus, eu te disse: - Deixa-te enganar pelo teu filho, como esses pais bons, hiper-pais, que põem nas mãos do seu menino o presente que deles querem receber…, porque muito bem sabem que as crianças nada têm.

- E que alvoroço o do pai e o do filho, mesmo que os dois estejam por dentro do segredo!

Em momentos de esgotamento, de fastio, recorre confiadamente ao Senhor, dizendo-Lhe, como aquele amigo nosso: “Jesus, vê lá o que fazes…; antes de começar a luta, já estou cansado”.

- Ele te dará a sua força.

Menino amigo, diz-Lhe: - Jesus, sabendo que te amo e que me amas, o resto pouco me importa: tudo vai bem.

É verdade que podes condenar-te. Estás bem convencido disso, pois no teu coração se encontram germes de todas as maldades.

Mas, se te fizeres criança diante de Deus, esta circunstância te levará a unir-te a teu Pai-Deus e à tua Mãe Santa Maria. E São José e o teu Anjo da Guarda não te hão de desamparar, ao verem-te pequeno.

- Tem fé, faz o que puderes - penitência e Amor! -, e o que faltar, Eles o acrescentarão.