Lista de pontos

Há 6 pontos em "Forja", cuja matéria seja Vocação → natureza e características.

Deus não te arranca do teu ambiente, não te retira do mundo, nem do teu estado de vida, nem das tuas ambições humanas nobres, nem do teu trabalho profissional… mas, aí, te quer santo!

Õ Senhor!, por que me procuraste - a mim, que sou a negação -, quando há tantos santos, sábios, ricos e cheios de prestígio?

- Tens razão… Precisamente por isso, mostra-Lhe o teu agradecimento com obras e com amor.

Comprometido! Como gosto desta palavra! - Nós, os filhos de Deus, obrigamo-nos - livremente - a viver dedicados ao Senhor, com o empenho de que Ele domine, de modo soberano e completo, nas nossas vidas.

O privilégio de nos contarmos entre os filhos de Deus - felicidade suprema - é sempre imerecido.

"Qui sunt isti, qui ut nubes volant, et quasi columbae ad fenestras suas?" - Quem são esses que voam como nuvens, como as pombas para os seus ninhos?, pergunta o Profeta. E comenta um autor: “As nuvens têm a sua origem no mar e nos rios, e, depois de uma circulação ou percurso mais ou menos longo, voltam outra vez à sua fonte”.

E eu te acrescento: - Assim tens de ser tu: nuvem que fecunde o mundo, fazendo-o viver vida de Cristo… Estas águas divinas banharão - ensopando-as - as entranhas da terra; e, em vez de sujar-se, filtrar-se-ão ao atravessarem tanta impureza, e brotarão fontes limpíssimas, que depois serão arroios e rios imensos para saciar a sede da humanidade.

- Depois, retira-te para o teu Refúgio, para o teu Mar imenso, para o teu Deus, sabendo que continuarão amadurecendo mais frutos, com a rega sobrenatural do teu apostolado, com a fecundidade das águas de Deus, que durarão até o fim dos tempos.

Vias a tua vocação como essas cápsulas que encerram a semente. Há de chegar o momento da expansão, e haverá um arraigar múltiplo e simultâneo.

Referências da Sagrada Escritura