Lista de pontos

Há 8 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Perdão.

É preciso convencer-se de que Deus está junto de nós continuamente. - Vivemos como se o Senhor estivesse lá longe, onde brilham as estrelas, e não consideramos que também está sempre ao nosso lado.

E está como um Pai amoroso - quer mais a cada um de nós do que todas as mães do mundo podem querer a seus filhos -, ajudando-nos, inspirando-nos, abençoando… e perdoando.

Quantas vezes fizemos desanuviar o rosto de nossos pais dizendo-lhes, depois de uma travessura: Não volto a fazer mais! - Talvez naquele mesmo dia tenhamos tornado a cair… - E o nosso pai, com fingida dureza na voz, de cara séria, repreende-nos…, ao mesmo tempo que se enternece o seu coração, conhecedor da nossa fraqueza, pensando: - Pobre criatura, que esforços faz para se portar bem!

Necessário é que nos embebamos, que nos saturemos de que Pai e muito Pai nosso é o Senhor que está junto de nós e nos céus.

Repara que entranhas de misericórdia tem a justiça de Deus! - Porque, nos julgamentos humanos, castiga-se a quem confessa a sua culpa; e no divino, perdoa-se.

Bendito seja o santo Sacramento da Penitência!

Doem-te as faltas de caridade do próximo para contigo. Quanto não hão de doer a Deus as tuas faltas de caridade - de Amor - para com Ele?

Se és tão miserável, como estranhas que os outros tenham misérias?

Esforça-te, se é preciso, por perdoar sempre aos que te ofendem, desde o primeiro instante, já que, por maior que seja o prejuízo ou a ofensa que te façam, mais te tem perdoado Deus a ti.

De acordo: essa pessoa tem sido má contigo. - Mas não tens sido tu pior com Deus?

Soltaram-se as línguas e sofreste desfeitas que te feriram mais porque não as esperavas.

A tua reação sobrenatural deve ser a de perdoar - e mesmo pedir perdão - e aproveitar a experiência para desapegar-te das criaturas.

Esse desânimo que te produzem as tuas faltas de generosidade, as tuas quedas, os teus retrocessos - talvez só aparentes -, dá-te muitas vezes a impressão de teres quebrado alguma coisa de grande valor - a tua santificação.

Não te aflijas; aplica à vida sobrenatural o modo sensato que, para resolver conflito semelhante, empregam as crianças simples.

Quebraram - por fragilidade, quase sempre - um objeto muito estimado de seu pai. - Sentem-no, e talvez chorem, mas… vão desabafar a sua mágoa com o dono da coisa inutilizada pela sua inépcia… E o pai esquece o valor - ainda que seja grande - do objeto destruído e, cheio de ternura, não só perdoa, mas até consola e anima o garotinho.

- Aprende.