Lista de pontos

Há 10 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Unidade de vida.

Oxalá fossem tais o teu porte e a tua conversação que todos pudessem dizer, ao ver-te ou ouvir-te falar: “Este lê a vida de Jesus Cristo”.

A ação nada vale sem a oração; a oração valoriza-se com o sacrifício.

Primeiro, oração; depois, expiação; em terceiro lugar, muito em “terceiro lugar”, ação.

Dizia uma alma de oração: - Nas intenções, seja Jesus o nosso fim; nos afetos, o nosso Amor; na palavra, o nosso assunto; nas ações, o nosso modelo.

Só! - Não estás só. Fazemos-te muita companhia, mesmo de longe. - Além disso…, firmado na tua alma em graça, o Espírito Santo - Deus contigo - vai dando tom sobrenatural a todos os teus pensamentos, desejos e obras.

Aconfessionalismo. - Neutralidade. - Velhos mitos que tentam sempre remoçar.

Tens-te dado ao trabalho de meditar no absurdo que é deixar de ser católico ao entrar na Universidade, ou na Associação profissional, ou na sábia Academia, ou no Parlamento, como quem deixa o chapéu à porta?

O manjar mais delicado e seleto, se o comer um porco (que assim se chama, sem perdão da palavra), converte-se, quando muito, em carne de porco!

Sejamos anjos, para dignificar as idéias ao assimilá-las. - Pelo menos, sejamos homens, para converter os alimentos, no mínimo, em músculos nobres e belos, ou talvez em cérebro potente…, capaz de entender e adorar a Deus.

- Mas… não sejamos animais, como tantos e tantos!

Muitos falsos apóstolos, apesar deles, fazem bem à massa, ao povo, pela própria virtude da doutrina de Jesus que pregam, ainda que não a pratiquem.

Mas, com este bem, não se compensa o mal enorme e efetivo que produzem, matando almas de líderes, de apóstolos, que se afastam, enojadas, daqueles que não fazem o que ensinam aos outros.

Por isso, se não querem ter uma vida íntegra, nunca devem pôr-se na primeira fila, como chefes de grupo - nem eles, nem elas.

Fé. - Dá pena ver de que modo tão abundante a têm na boca muitos cristãos, e com que pouca abundância a põem em suas obras.

- Até parece que é virtude para pregar, e não para praticar.

É inútil que te afadigues em tantas obras exteriores, se te falta Amor. - É como costurar com agulha sem linha.

Que pena se, afinal, tivesses feito o “teu” apostolado, e não o “seu” Apostolado!