Lista de pontos

Há 9 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Apóstolo → alma de oração e de sacrifício.

“Maria escolheu a melhor parte”, lê-se no Santo Evangelho. - Aí está ela, bebendo as palavras do Mestre. Em aparente inatividade, ora e ama. - Depois, acompanha Jesus em suas pregações por cidades e aldeias.

Sem oração, como é difícil acompanhá-Lo!

Se não procuras a intimidade com Cristo na oração e no Pão, como poderás dá-Lo a conhecer?

Dir-te-ei, plagiando a frase de um autor estrangeiro, que a tua vida de apóstolo vale o que valer a tua oração.

Motivos para a penitência? Desagravo, reparação, petição, ação de graças; meio para progredir…; por ti, por mim, pelos outros, pela tua família, pelo teu país, pela Igreja… E mil motivos mais.

Uma característica muito importante do homem apostólico é amar a Missa.

Nunca sejais homens ou mulheres de ação longa e oração curta.

Procura viver de tal maneira que saibas privar-te voluntariamente da comodidade e bem-estar que acharias mal nos costumes de outro homem de Deus.

Olha que és o grão de trigo de que nos fala o Evangelho. - Se não te enterras e morres, não haverá fruto.

Se quereis entregar-vos a Deus no mundo, mais do que sábios (quanto a elas, não é preciso serem sábias; basta que sejam sensatas)*, tendes que ser espirituais, muito unidos ao Senhor pela oração; deveis trazer um manto invisível que cubra todos e cada um dos vossos sentidos e potências - orar, orar e orar; expiar, expiar e expiar.

* Quando este livro foi escrito, as mulheres com curso superior eram uma minoria na Espanha, embora já naquela época o autor incentivasse as que atendia espiritualmente a seguir a vocação universitária, caso se sentissem atraídas a isso (N. do T.).

Os que, deixando a ação para os outros, oram e sofrem, não brilharão aqui, mas como luzirá a sua coroa no Reino da Vida! - Bendito seja o “apostolado do sofrimento”!

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura