Lista de pontos

Há 12 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Contradições → atitude diante das contradições.

Não percas as tuas energias e o teu tempo, que são de Deus, jogando pedras aos cachorros que te ladrem no caminho. Despreza-os.

Repele esses escrúpulos que te tiram a paz. - Não é de Deus o que rouba a paz da alma.

Quando Deus te visitar, hás de sentir a verdade daquelas saudações: “Dou-vos a paz…, deixo-vos a paz…, a paz seja convosco…” E isso, no meio da tribulação.

Habitua-te a elevar o coração a Deus em ação de graças, muitas vezes ao dia. - Porque te dá isto e aquilo. - Porque te desprezaram. - Porque não tens o que precisas, ou porque o tens.

Porque fez tão formosa a sua Mãe, que é também tua Mãe. - Porque criou o Sol e a Lua e este animal e aquela planta. - Porque fez aquele homem eloqüente e a ti te fez difícil de palavra…

Dá-Lhe graças por tudo, porque tudo é bom.

A guerra! - A guerra - dizes - tem uma finalidade sobrenatural desconhecida do mundo: a guerra foi feita para nós…

- A guerra é o obstáculo máximo do caminho fácil. - Mas temos de amá-la, ao fim e ao cabo, como o religioso deve amar as suas disciplinas.

Aquilo, sim, foi um fracasso, um desastre: porque perdeste o nosso espírito. - Já sabes que, com sentido sobrenatural, o final (vitória?, derrota? Ora!…) só tem um nome: êxito.

Que importa que tenhas contra ti o mundo inteiro, com todos os seus poderes? Tu… para a frente!

- Repete as palavras do salmo: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei?… "Si consistant adversum me castra, non timebit cor meum" - Ainda que me veja cercado de inimigos, não fraquejará meu coração”.

De acordo: essa pessoa tem sido má contigo. - Mas não tens sido tu pior com Deus?

Jesus: por onde quer que tenhas passado, não ficou um coração indiferente. - Ou Te amam ou Te odeiam.

Quando um homem-apóstolo Te segue, cumprindo o seu dever, poderá surpreender-me - se é outro Cristo! - que levante parecidos murmúrios de aversão ou de afeto?

Outra vez!… Falaram, escreveram…, a favor, contra…; com boa e com menos boa vontade…; reticências e calúnias, panegíricos e exaltações…, sandices e verdades…

- Bobo! Grandessíssimo bobo! Se vais direito ao teu fim, com a cabeça e o coração bêbados de Deus, que te importa a ti o clamor do vento ou o cantar da cigarra, ou o mugido, ou o grunhido, ou o relincho?…

Além disso…, é inevitável; não pretendas tapar o sol com a peneira.

Soltaram-se as línguas e sofreste desfeitas que te feriram mais porque não as esperavas.

A tua reação sobrenatural deve ser a de perdoar - e mesmo pedir perdão - e aproveitar a experiência para desapegar-te das criaturas.

Quando vier o sofrimento, o desprezo…, a Cruz, deves considerar: - Que é isto, comparado com o que eu mereço?

Estás sofrendo uma grande tribulação? Tens contrariedades? - Diz, muito devagar, como que saboreando, esta oração forte e viril:

“Faça-se, cumpra-se, seja louvada e eternamente glorificada a justíssima e amabilíssima Vontade de Deus sobre todas as coisas. - Assim seja. - Assim seja.”

Eu te garanto que alcançarás a paz.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura