Lista de pontos

Há 11 pontos em "Forja", cuja matéria seja Contradições → atitude diante das contradições.

Se não existem dificuldades, as tarefas não têm graça humana… nem sobrenatural. - Se, ao pregares um prego na parede, não encontras resistência, o que é que poderás pendurar ali?

“Ouvindo isso - que o Rei tinha vindo à terra -, Herodes perturbou-se, e com ele toda Jerusalém”.

É a vida cotidiana! A mesma coisa acontece agora: ante a grandeza de Deus, que se manifesta de mil modos, não faltam pessoas - até mesmo constituídas em autoridade - que se perturbam. Porque… não amam totalmente a Deus; porque não são pessoas que de verdade desejem encontrá-Lo; porque não querem seguir as suas inspirações, e se convertem em obstáculo no caminho divino.

- Fica de sobreaviso, continua trabalhando, não te preocupes, procura o Senhor, reza…, e Ele triunfará.

Filho, dizia-te com segurança: para pegarmos a nossa “loucura” a outros apóstolos, não se me ocultam os “obstáculos” que encontraremos. Alguns poderão parecer insuperáveis…, mas "inter medium montium pertransibunt aquae" - as águas passarão através das montanhas: o espírito sobrenatural e o ímpeto do nosso zelo furarão os montes, e superaremos esses obstáculos.

És capaz de passar por essas humilhações, que te pede o próprio Deus, em coisas que não têm importância, que não obscurecem a verdade? - Não? Então não amas a virtude da humildade!

Quando receberes algum golpe forte, alguma Cruz, não deves afligir-te. Pelo contrário, de rosto alegre, deves dar graças ao Senhor.

Como doem os desprezos, ainda que a vontade os queira!

- Não te admires: oferece-os a Deus.

"In silentio et in spe erit fortitudo vestra" - no silêncio e na esperança residirá a vossa fortaleza…, assegura o Senhor aos seus. Calar-se e confiar: duas armas fundamentais no momento da adversidade, quando te forem negados os remédios humanos.

O sofrimento suportado sem queixa - olha para Jesus na sua Santa Paixão e Morte - dá também a medida do amor.

Considera o bem que fizeram à tua alma aqueles que, durante a tua vida, te mortificaram ou procuraram mortificar-te.

- Há quem chame inimigos a essas pessoas. Tu - procurando imitar os santos, ao menos nisto, e valendo muito pouco para teres ou teres tido inimigos -, chama-os “benfeitores”. E acontecerá que, à força de pedir por eles a Deus, lhes terás simpatia.

Filho, escuta-me bem: tu, feliz quando te maltratarem e te desonrarem; quando muita gente se alvoroçar e estiver na moda cuspir em ti, porque és "omnium peripsema" - como lixo para todos…

- Custa, custa muito. É duro, até que - finalmente - um homem se aproxima do Sacrário, vê-se considerado como toda a porcaria do mundo, como um pobre verme, e diz de verdade: “Senhor, se Tu não precisas da minha honra, eu para que a quero?”.

Até então, não sabe o filho de Deus o que é ser feliz: até chegar a essa nudez, a essa entrega, que é entrega de amor, mas fundada na mortificação, na dor.

Fortalece o teu espírito com a penitência, de tal maneira que, quando chegar a contradição, nunca desanimes.

Quando tiveres alguma necessidade, alguma contradição - pequena ou grande -, invoca o teu Anjo da Guarda, para que a resolva com Jesus ou te preste o serviço de que estejas precisando.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura