Lista de pontos

Há 9 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Eucaristia → como sacramento .

Na leitura - escreves-me - formo o depósito de combustível. - Parece um montão inerte, mas é dali que muitas vezes a minha memória tira espontaneamente material, que enche de vida a minha oração e inflama a minha ação de graças depois de comungar.

Como chorou, ao pé do altar, aquele jovem e santo Sacerdote - que havia de merecer o martírio -, porque se lembrava de uma alma que se tinha aproximado em pecado mortal a receber Cristo!

- Assim O desagravas tu?

Quantos anos comungando diariamente! - Qualquer outro seria santo - disseste-me -, e eu, sempre na mesma!

- Meu filho - respondi-te -, continua com a Comunhão diária e pensa: Que seria de mim se não tivesse comungado?

Comunhão, união, comunicação, confidência: Palavra, Pão, Amor.

Comunga. - Não é falta de respeito. - Comunga, hoje precisamente, que acabas de sair daquele laço.

- Esqueces que Jesus disse: “Não é necessário o médico para os sãos, mas para os enfermos”?

Ficou para ti. - Não é reverência deixar de comungar, se estás bem preparado. - Irreverência é apenas recebê-Lo indignamente.

Ficas apoquentado e triste porque as tuas Comunhões são frias, cheias de aridez. - Quando vais ao Sacramento, diz-me uma coisa: procuras-te a ti ou procuras Jesus? - Se te procuras a ti, motivo tens para entristecer-te… Mas se - como deves - procuras Cristo, queres sinal mais certo do que a Cruz para saber que O encontraste?

Dizes que na ação de graças, depois da Comunhão, a primeira coisa que te vem aos lábios, sem o poderes evitar, é a petição: - Jesus, dá-me isto!; Jesus, aquela alma; Jesus, aquela atividade…

Não te preocupes nem te violentes; não vês que, sendo o pai bom e o filho criança simples e audaz, o garotinho mete as mãos no bolso do pai, à procura de guloseimas, antes de lhe dar o beijo de boas-vindas? - Então…

Se tens “vida de infância”, por seres criança, hás de ser espiritualmente guloso. - Lembra-te, como os da tua idade, das coisas boas que a tua Mãe tem guardadas.

E isto, muitas vezes ao dia. - É uma questão de segundos: Maria… Jesus… o Sacrário… a Comunhão… o Amor… o sofrimento… as benditas almas do purgatório… os que lutam: o Papa, os sacerdotes… os fiéis… a tua alma… as almas dos teus… os Anjos da Guarda… os pecadores…

Referências da Sagrada Escritura