Lista de pontos

Há 36 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Apostolado.

És, entre os teus, alma de apóstolo, a pedra caída no lago. - Provoca, com o teu exemplo e com a tua palavra, um primeiro círculo…; e este, outro… e outro, e outro… Cada vez mais largo.

Compreendes agora a grandeza da tua missão?

Que preocupação há no mundo por mudar de lugar! - Que aconteceria se cada osso, se cada músculo do corpo humano quisesse ocupar um posto diferente do que lhe compete?

Não é outra a razão do mal-estar do mundo. - Persevera no teu lugar, meu filho; daí, quanto poderás trabalhar pelo reinado efetivo de Nosso Senhor!

Líderes!… Viriliza a tua vontade, para que Deus te faça líder. Não vês como procedem as malditas sociedades secretas? Nunca conquistam as massas. - Em seus antros, formam alguns homens-demônios que se agitam e movimentam as multidões, tresloucando-as, para fazê-las ir atrás deles, ao precipício de todas as desordens… e ao inferno. - Eles levam uma semente amaldiçoada.

Se tu quiseres…, levarás a palavra de Deus, mil e mil vezes bendita, que não pode falhar. Se fores generoso…, se corresponderes com a tua santificação pessoal, obterás a dos outros: o reinado de Cristo. - "Omnes cum Petro ad Jesum per Mariam"*.

(*) “Todos com Pedro a Jesus por Maria” (N. do T.).

Há maior loucura do que lançar aos quatro ventos o trigo dourado na terra, para que apodreça? - Sem essa generosa loucura, não haveria safra.

Filho, como andamos de generosidade?

Brilhar como uma estrela?… Ânsia de altura e de luz acesa no céu?

Melhor ainda: queimar como uma tocha, escondido, pegando o teu fogo a tudo o que tocas. - Este é o teu apostolado; para isso estás na terra.

Servir de alto-falante ao inimigo é uma idiotice soberana; e se o inimigo é inimigo de Deus, é um grande pecado. - Por isso, no terreno profissional, nunca louvarei a ciência de quem se serve dela como cátedra para atacar a Igreja.

Galopar, galopar!… Fazer, fazer!… Febre, loucura de mexer-se… Maravilhosos edifícios materiais…

Espiritualmente: tábuas de caixote, percalinas, cartões pintalgados… galopar!, fazer! - E muita gente correndo; ir e vir.

É que trabalham com vistas àquele momento; “estão” sempre “em presente”. - Tu… hás de ver as coisas com olhos de eternidade, “tendo em presente” o final e o passado…

Quietude. - Paz. - Vida intensa dentro de ti. Sem galopar, sem a loucura de mudar de lugar, no posto que na vida te corresponde, como um poderoso gerador de eletricidade espiritual, a quantos não darás luz e energia!…, sem perderes o teu vigor e a tua luz.

Não tenhas inimigos. - Tem apenas amigos… da direita - se te fizeram ou quiseram fazer-te bem - e… da esquerda - se te prejudicaram ou tentaram prejudicar-te.

Não contes episódios do “teu” apostolado, a não ser para proveito do próximo.

Que passe despercebida a vossa condição como passou a de Jesus durante trinta anos.

José de Arimatéia e Nicodemos visitam Jesus ocultamente, à hora normal e à hora do triunfo.

Mas são valentes, declarando perante a autoridade o seu amor a Cristo - “audacter” - com audácia, na hora da covardia. - Aprende.

Não vos preocupeis se por vossas obras “vos conhecem”. - É o bom odor de Cristo. - Além disso, trabalhando sempre exclusivamente por Ele, alegrai-vos de que se cumpram aquelas palavras da Escritura: “Que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos céus”.

O gênio militar de Santo Inácio apresenta-nos o demônio chamando inúmeros diabos e espalhando-os pelos países, estados, cidades e aldeias, depois de lhes ter feito “um sermão” em que os admoesta a lançar ferros e cadeias, não deixando ninguém em particular sem algemas…

Disseste-me que querias ser líder; e… para que serve um líder algemado?

Repara: os apóstolos, com todas as suas misérias patentes e inegáveis, eram sinceros, simples…, transparentes.

Tu também tens misérias patentes e inegáveis. - Oxalá não te falte simplicidade.

Contam de uma alma que, ao dizer ao Senhor na oração: “Jesus, eu Te amo”, ouviu esta resposta do Céu: “Obras é que são amores, não as boas palavras”.

Pensa se por acaso não merecerás tu também esta carinhosa censura.

O zelo é uma loucura divina de apóstolo, que te desejo, e que tem estes sintomas: fome de intimidade com o Mestre; preocupação constante pelas almas; perseverança que nada faz desfalecer.

Não fiques dormindo sobre os louros. - Se, humanamente falando, essa posição já é incômoda e pouco galharda, quanto mais quando os louros - como neste caso - não forem teus, mas de Deus!

No apostolado, estás para submeter-te, para aniquilar-te; não para impor o teu critério pessoal.

Nunca sejais homens ou mulheres de ação longa e oração curta.

Procura viver de tal maneira que saibas privar-te voluntariamente da comodidade e bem-estar que acharias mal nos costumes de outro homem de Deus.

Olha que és o grão de trigo de que nos fala o Evangelho. - Se não te enterras e morres, não haverá fruto.

Sede homens e mulheres do mundo, mas não sejais homens ou mulheres mundanos.

Não esqueças que a unidade é sintoma de vida: desunir-se é putrefação, sinal certo de ser um cadáver.

Obedecer…, caminho seguro. - Obedecer cegamente ao superior…, caminho de santidade. - Obedecer no teu apostolado…, o único caminho, porque, numa obra de Deus, o espírito há de ser este: obedecer ou ir-se embora.

Lembra-te, meu filho, de que não és somente uma alma que se une a outras almas para fazer uma coisa boa.

Isso é muito…, mas é pouco. - És o Apóstolo que cumpre um mandato imperativo de Cristo.

É preciso que sejas “homem de Deus”, homem de vida interior, homem de oração e de sacrifício. - O teu apostolado deve ser uma superabundância da tua vida “para dentro”.

Unidade. - Unidade e sujeição. Para que quero eu as peças soltas de um relógio, mesmo que sejam primorosas, se não me marcam as horas?

Não façais “igrejinhas” dentro do vosso trabalho. - Seria tornar mesquinhos os trabalhos de apostolado, porque, se a “igrejinha” chega - por fim! - ao governo de uma obra universal…, com que rapidez se transforma a obra universal em igrejinha!

Dizias-me, com desconsolo: - Há muitos caminhos! - Tem que haver: para que todas as almas possam encontrar o seu, nessa variedade admirável.

Confusionismo? - Escolhe de uma vez para sempre; e a confusão se converterá em certeza.

Alegra-te quando vires que outros trabalham em bons campos de apostolado. - E pede, para eles, graça de Deus abundante e correspondência a essa graça.

Depois, tu… segue o teu caminho; convence-te de que não tens outro.

É mau espírito o teu, se te dói que ou-tros trabalhem por Cristo sem contarem com o teu apostolado. - Lembra-te desta passagem de São Marcos: “Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e que não está conosco; e nós lho proibimos. Disse Jesus: Não lho proibais, pois ninguém que faça um milagre em meu nome falará depois mal de mim. Quem não está contra vós está convosco”.

É inútil que te afadigues em tantas obras exteriores, se te falta Amor. - É como costurar com agulha sem linha.

Que pena se, afinal, tivesses feito o “teu” apostolado, e não o “seu” Apostolado!

Com alegria te abençôo, meu filho, por essa fé na tua missão de apóstolo que te levou a escrever: “Não há dúvida; o futuro é garantido, apesar de nós talvez. Mas é preciso que formemos uma só coisa com a Cabeça - "ut omnes unum sint"! -, pela oração e pelo sacrifício”.

Os que, deixando a ação para os outros, oram e sofrem, não brilharão aqui, mas como luzirá a sua coroa no Reino da Vida! - Bendito seja o “apostolado do sofrimento”!

É verdade que chamei o teu apostolado discreto de “silenciosa e operativa missão”. - E não tenho nada que retificar.

Parece-me tão bem a tua devoção pelos primeiros cristãos, que farei o possível por fomentá-la, para que pratiques - como eles -, cada dia com mais entusiasmo, esse Apostolado eficaz de discrição e de confidência.

Quando puseres em prática o teu “apostolado de discrição e de confidência”, não me digas que não sabes o que hás de dizer. - Porque te direi com o salmo: "Dominus dabit verbum evangelizantibus virtute multa" - o Senhor põe na boca dos seus apóstolos palavras cheias de eficácia.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura