Lista de pontos

Há 12 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Apostolado → fundamento do apostolado.

Se não procuras a intimidade com Cristo na oração e no Pão, como poderás dá-Lo a conhecer?

Dir-te-ei, plagiando a frase de um autor estrangeiro, que a tua vida de apóstolo vale o que valer a tua oração.

Se não és homem de oração, não acredito na retidão de tuas intenções quando dizes que trabalhas por Cristo.

Para um apóstolo moderno, uma hora de estudo é uma hora de oração.

E como adquirirei a “nossa formação”, e como conservarei o “nosso espírito”? - Cumprindo as normas concretas que o teu Diretor te entregou e te explicou e te fez amar; cumpre-as, e serás apóstolo.

Que o fogo do teu Amor não seja um fogo-fátuo - ilusão, mentira de fogo, que nem ateia em labaredas o que toca nem dá calor.

A messe é grande e poucos os operários. - "Rogate ergo!" - Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários ao seu campo.

A oração é o meio mais eficaz de proselitismo.

Líderes!… Viriliza a tua vontade, para que Deus te faça líder. Não vês como procedem as malditas sociedades secretas? Nunca conquistam as massas. - Em seus antros, formam alguns homens-demônios que se agitam e movimentam as multidões, tresloucando-as, para fazê-las ir atrás deles, ao precipício de todas as desordens… e ao inferno. - Eles levam uma semente amaldiçoada.

Se tu quiseres…, levarás a palavra de Deus, mil e mil vezes bendita, que não pode falhar. Se fores generoso…, se corresponderes com a tua santificação pessoal, obterás a dos outros: o reinado de Cristo. - "Omnes cum Petro ad Jesum per Mariam"*.

(*) “Todos com Pedro a Jesus por Maria” (N. do T.).

Que conversas! Que baixeza e que… nojo! - E tens de conviver com eles, no escritório, na universidade, no consultório…, no mundo.

Se pedes por favor que se calem, ficam caçoando de ti. - Se fazes má cara, insistem. - Se te vais embora, continuam.

A solução é esta: primeiro, pedir a Deus por eles e desagravar; depois…, ir de frente, varonilmente, e empregar “o apostolado dos palavrões”.

- Quando te vir, hei de dizer-te ao ouvido um bom repertório.

Ser pequeno. As grandes audácias são sempre das crianças. - Quem pede… a lua? - Quem não repara nos perigos, ao tratar de conseguir o seu desejo?

“Colocai” numa criança “dessas” muita graça de Deus, o desejo de fazer a Vontade dEle, muito amor a Jesus, toda a ciência humana que a sua capacidade lhe permita adquirir… e tereis retratado o caráter dos apóstolos de hoje, tal como indubitavelmente Deus os quer.

Escreves-me: “O desejo tão grande que todos temos de que "isto" avance e se dilate, parece que vai converter-se em impaciência. Quando salta, quando irrompe…, quando veremos nosso o mundo?”

E acrescentas: “O desejo não será inútil se o empregarmos em "coagir", em importunar o Senhor; assim teremos ganho um tempo formidável!”

É inútil que te afadigues em tantas obras exteriores, se te falta Amor. - É como costurar com agulha sem linha.

Que pena se, afinal, tivesses feito o “teu” apostolado, e não o “seu” Apostolado!

Referências da Sagrada Escritura