Lista de pontos

Há 12 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Apostolado → zelo apostólico .

Que a tua vida não seja uma vida estéril. - Sê útil. - Deixa rasto. - Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor.

Apaga, com a tua vida de apóstolo, o rasto viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio. - E incendeia todos os caminhos da terra com o fogo de Cristo que levas no coração.

Se, para salvar uma vida terrena, com o aplauso de todos, empregamos a força para evitar que um homem se suicide…, não havemos de poder empregar a mesma coação - a santa coação - para salvar a Vida (com maiúscula) de muitos que se obstinam em suicidar idiotamente a sua alma?

Dizes que és… ninguém. - Que os outros levantaram e levantam agora maravilhas de organização, de imprensa, de propaganda. - Que têm todos os meios, enquanto tu não tens nenhum!… Está certo; mas lembra-te de Inácio:

Ignorante, entre os doutores de Alcalá*. - Pobre, paupérrimo, entre os estudantes de Paris. - Perseguido, caluniado…

É o caminho: ama e crê e sofre! O teu Amor e a tua Fé e a tua Cruz são os meios infalíveis para levares à prática e para eternizares as ânsias de apostolado que trazes no coração.

(*) Alcalá de Henares, Universidade espanhola muito célebre no século XVI (N. do T.).

Dizes que para ti tudo é indiferente? - Não queiras iludir-te. Agora mesmo, se eu te perguntasse por pessoas e por atividades em que por Deus empenhaste a tua alma, sei que me responderias - briosamente! - com o interesse de quem fala de coisa própria.

Não, para ti não é tudo indiferente. É que não és incansável…, e necessitas de mais tempo para ti; tempo que será também para as tuas obras, porque, no fim das contas, tu és o instrumento.

Não desejaríeis gritar à juventude que fervilha à vossa volta: - Loucos!, largai essas coisas mundanas que amesquinham o coração… e muitas vezes o aviltam…, largai isso e vinde conosco atrás do Amor?

Falta-te “vibração”. - Essa é a causa de que arrastes tão poucos. - É como se não estivesses muito persuadido do que ganhas ao deixar por Cristo essas coisas da terra.

Compara: cem por um e a vida eterna! - Parece-te pequeno o “negócio”?

Proselitismo*. - É o sinal certo do zelo verdadeiro.

* O termo “proselitismo” deriva de “prosélito”, palavra que na Bíblia designa as pessoas procedentes de outros povos, que se preparavam para acolher a fé judaica. A Igreja assumiu esse termo analogicamente: já são Justino (séc. II), por exemplo, falava de “fazer prosélitos” quando se referia à missão apostólica dos cristãos dirigida ao mundo inteiro (cf. Mc 16,15). Muitos autores espirituais – entre eles, são Josemaria – têm empregado a palavra “proselitismo” nesse sentido, como sinônimo de apostolado ou evangelização: uma tarefa apostólica que, entre outras coisas, se caracteriza por um profundo respeito pela liberdade, em contraste com o sentido negativo que este vocábulo adquiriu nos últimos anos do século XX. Seguindo essa tradição, são Josemaria utiliza aqui a palavra “proselitismo” no sentido da proposta ou convite com que os cristãos desejam compartilhar com seus companheiros e amigos a chamada de Jesus Cristo, e abrem diante deles o horizonte de seu Amor (cf. Caminho, nn. 790, 796).

Pequeno amor é o teu se não sentes zelo pela salvação de todas as almas. - Pobre amor é o teu se não tens ânsias de pegar a tua loucura a outros apóstolos.

Ainda ressoa no mundo aquele clamor divino: “Vim trazer fogo à terra, e que quero senão que arda?” - E bem vês: quase tudo está apagado…

Não te animas a propagar o incêndio?

Compreendo que ames tanto a tua Pátria e os teus, e que, apesar desses vínculos, aguardes com impaciência o momento de cruzar terras e mares - ir longe! - porque te consome o afã de messe.

Levantar magníficos edifícios?… Construir palácios suntuosos?… Que os levantem… Que os construam…

Almas! - Vivificar almas…, para aqueles edifícios… e para estes palácios!

Que belas casas nos preparam!

O zelo é uma loucura divina de apóstolo, que te desejo, e que tem estes sintomas: fome de intimidade com o Mestre; preocupação constante pelas almas; perseverança que nada faz desfalecer.

Referências da Sagrada Escritura