Lista de pontos

Há 8 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Coisas pequenas  → sua eficácia.

Vontade. É uma característica muito importante. Não desprezes as pequenas coisas, porque, através do contínuo exercício de negar e te negares a ti próprio nessas coisas - que nunca são futilidades nem ninharias -, fortalecerás, virilizarás, com a graça de Deus, a tua vontade, para seres, em primeiro lugar, inteiro senhor de ti mesmo.

E depois, guia, chefe, líder! - que prendas, que empurres, que arrastes, com o teu exemplo e com a tua palavra e com a tua ciência e com o teu império.

Não caias num círculo vicioso. Tu pensas: - Quando isto se resolver desta ou daquela maneira, então serei muito generoso com o meu Deus.

Não será que Jesus está esperando que sejas generoso sem reservas, para resolver Ele as coisas melhor do que imaginas?

Propósito firme, lógica conseqüência: em cada instante de cada dia, tratarei de cumprir com generosidade a Vontade de Deus.

Não julgues nada pela pequenez dos começos. Uma vez fizeram-me notar que não se distinguem pelo tamanho as sementes que darão ervas anuais das que vão produzir árvores centenárias.

Não esqueças que, na terra, tudo o que é grande começou por ser pequeno. - O que nasce grande é monstruoso e morre.

Dizes-me: - Quando se apresentar a ocasião de fazer algo de grande… então, sim! - Será? Pretendes fazer-me acreditar, e acreditar tu seriamente, que poderás vencer na Olimpíada sobrenatural sem a preparação diária, sem treino?

Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente? - Um tijolo, e outro. Milhares. Mas, um a um. - E sacos de cimento, um a um. E blocos de pedra, que são bem pouco ante a mole do conjunto. - E pedaços de ferro. - E operários trabalhando, dia após dia, as mesmas horas…

Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente?… À força de pequenas coisas!

Foi dura a experiência; não esqueças a lição. - As tuas grandes covardias de agora são - é evidente - paralelas às tuas pequenas covardias diárias.

“Não pudeste” vencer nas coisas grandes, porque “não quiseste” vencer nas coisas pequenas.

Não sejas… bobo. É verdade que fazes o papel - quando muito - de um pequeno parafuso nessa grande empresa de Cristo.

Mas sabes o que significa o parafuso não apertar o suficiente ou saltar fora do seu lugar? Cederão as peças de maior tamanho ou cairão sem dentes as rodas.

Ter-se-á dificultado o trabalho. - Talvez se inutilize toda a maquinaria.

Que grande coisa é ser um pequeno parafuso!