Lista de pontos

Há 8 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Coisas pequenas  → e a luta ascética .

Quantos se deixariam cravar numa cruz perante o olhar atônito de milhares de espectadores, e não sabem sofrer cristãmente as alfinetadas de cada dia! - Pensa então no que será mais heróico.

Estávamos lendo - tu e eu - a vida heroicamente vulgar daquele homem de Deus. - E o vimos lutar, durante meses e anos (que “contabilidade”, a do seu exame particular!), à hora do café da manhã: hoje vencia, amanhã era vencido… Anotava: “Não comi manteiga… Comi manteiga!”

Oxalá vivêssemos também - tu e eu - a nossa… “tragédia” da manteiga.

Esse modo sobrenatural de proceder é uma verdadeira tática militar. - Sustentas a guerra - as lutas diárias da tua vida interior - em posições que colocas longe dos redutos da tua fortaleza.

E o inimigo acode aí: à tua pequena mortificação, à tua oração habitual, ao teu trabalho metódico, ao teu plano de vida; e é difícil que chegue a aproximar-se dos torreões, fracos para o assalto, do teu castelo. E, se chega, chega sem eficácia.

Os pecados veniais fazem muito mal à alma. - Por isso, "capite nobis vulpes parvulas, quae demoliuntur vineas", diz o Senhor no “Cântico dos Cânticos”: caçai as pequenas raposas que destroem a vinha.

Que a tua virtude não seja uma virtude sonora.

O inimigo: - Vais obedecer… até nesse pormenor “ridículo”? - Tu, com a graça de Deus: - Vou obedecer… até nesse pormenor “heróico”.

No dia em que te levantares da mesa sem teres feito uma pequena mortificação, comeste como um pagão.

Não podes “subir”, não é mesmo? - Não é de estranhar: aquela queda!…

Persevera e “subirás”. - Recorda o que diz um autor espiritual: a tua pobre alma é um pássaro que ainda tem as asas empastadas de barro.

É preciso muito calor do Céu e esforços pessoais, pequenos e constantes, para arrancar essas inclinações, essas imaginações, esse abatimento: esse barro pegajoso de tuas asas.

E te verás livre. - Se perseveras, “subirás”.

Referências da Sagrada Escritura