Lista de pontos

Há 10 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Coisas pequenas  → a santidade e as coisas pequenas .

"Qui fidelis est in minimo et in majori fidelis est": quem é fiel no pouco, também o é no muito. - São palavras de São Lucas, que te indicam - faz exame - a raiz dos teus descaminhos.

Não pensemos que há de valer alguma coisa a nossa aparente virtude de santos, se não estiver unida às comuns virtudes de cristãos.

- Seria o mesmo que adornar-se com esplêndidas jóias sobre roupa de baixo.

Nos trabalhos de apostolado, não há desobediência pequena.

Queres de verdade ser santo? - Cumpre o pequeno dever de cada momento; faz o que deves e está no que fazes.

Erraste o caminho se desprezas as coisas pequenas.

A santidade “grande” está em cumprir os “deveres pequenos” de cada instante.

As almas grandes têm muito em conta as coisas pequenas.

Porque foste "in pauca fidelis" - fiel no pouco -, entra no gozo do teu Senhor. - São palavras de Cristo. - "In pauca fidelis!…" - Será que vais desdenhar agora as pequenas coisas, se se promete a Glória a quem as guarda?

Tudo aquilo em que intervimos os pobrezinhos dos homens - mesmo a santidade - é um tecido de pequenas insignificâncias que, conforme a intenção com que se fazem, podem formar uma tapeçaria esplêndida de heroísmo ou de baixeza, de virtudes ou de pecados.

As gestas relatam sempre aventuras gigantescas, mas misturadas com pormenores caseiros do herói. - Oxalá tenhas sempre em muito apreço - é a linha reta! - as coisas pequenas.

Bendita perseverança a do burrico de nora!* - Sempre ao mesmo passo. Sempre as mesmas voltas. - Um dia e outro; todos iguais.

Sem isso, não haveria maturidade nos frutos, nem louçania no horto, nem teria aromas o jardim.

Leva este pensamento à tua vida interior.

(*) A nora é um aparelho usado em algumas regiões da Europa para extrair água de poços e cisternas; costuma ser acionado por animais que giram à volta do poço (N. do T.).

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura