Lista de pontos

Há 12 pontos em "Forja", cuja matéria seja Contradições.

Deves ter esperteza santa: não esperes que o Senhor te envie contrariedades; adianta-te tu, mediante a expiação voluntária. - E então não as acolherás com resignação - que é palavra velha -, mas com Amor: palavra eternamente jovem.

Dirige-te à Virgem Maria - Mãe, Filha, Esposa de Deus, Mãe nossa -, e pede-lhe que te obtenha da Trindade Santíssima mais graças: a graça da fé, da esperança, do amor, da contrição, para que, quando na vida parecer que sopra um vento forte, seco, capaz de estiolar essas flores da alma, não estiole as tuas…, nem as dos teus irmãos.

Se eu não Te perco, Senhor, para mim não haverá pena que seja pena.

Jesus não nega a ninguém a sua palavra, e é uma palavra que sara, que consola, que ilumina.

- Para que tu e eu nos lembremos disso sempre, também quando nos encontremos fatigados pelo peso do trabalho ou da contradição.

Que bonita oração - para que a repitas com freqüência - a daquele amigo que rezava assim por um sacerdote encarcerado por ódio à religião: “Meu Deus, consola-o, porque sofre perseguição por Ti. Quantos não sofrem, porque te servem!”.

- Que alegria dá a Comunhão dos Santos!

Como doem os desprezos, ainda que a vontade os queira!

- Não te admires: oferece-os a Deus.

Feriu-te muito esse desprezo!… - Isso significa que te esqueces com demasiada facilidade de quem és.

Ante as acusações que consideramos injustas, examinemos a nossa conduta, diante de Deus, "cum gaudio et pace" - com alegre serenidade -, e retifiquemos o nosso proceder, mesmo que se trate de coisas sem mal nenhum, se a caridade assim no-lo aconselha.

- Lutemos por ser santos, cada dia mais; e depois, “que falem”, sempre que a esses falatórios se possa aplicar aquela bem-aventurança: "Beati estis cum… dixerint omne malum adversus vos mentientes propter me" - bem-aventurados sereis quando vos caluniarem por minha causa.

Afirmou-se - não me recordo de quem foi nem onde - que o vendaval da insídia se assanha contra os que sobressaem, como o furacão açoita os pinheiros mais altos.

Intrigas, interpretações miseráveis - talhadas à medida do coração vil que interpreta -, sussurros covardes… - É uma cena infelizmente repetida nos diversos ambientes: nem trabalham nem deixam trabalhar.

- Medita devagar aqueles versos do salmo: “Meu Deus, cheguei a ser um estranho para os meus irmãos, e um forasteiro para os filhos de minha mãe. Porque o zelo da tua casa me devorou, e os opróbrios dos que te ultrajavam caíram sobre mim”… E continua a trabalhar.

Não se pode fazer o bem, ainda que todas as almas sejam boas, sem que se produza a Cruz santa dos falatórios.

"In silentio et in spe erit fortitudo vestra" - no silêncio e na esperança residirá a vossa fortaleza…, assegura o Senhor aos seus. Calar-se e confiar: duas armas fundamentais no momento da adversidade, quando te forem negados os remédios humanos.

O sofrimento suportado sem queixa - olha para Jesus na sua Santa Paixão e Morte - dá também a medida do amor.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura