Lista de pontos

Há 5 pontos em "Forja", cuja matéria seja Contradições → no apostolado.

Não esperes o aplauso dos outros pelo teu trabalho.

- Mais ainda! Não esperes sequer, às vezes, que te compreendam outras pessoas e instituições que também trabalham por Cristo.

- Procura somente a glória de Deus e, amando a todos, não te preocupes se alguns não te entendem.

Se há montanhas, obstáculos, incompreensões, enredos, que satanás quer e o Senhor permite, precisas ter fé, fé com obras, fé com sacrifício, fé com humildade.

"Aquae multae non potuerunt extinguere caritatem!" - a turbulência das águas não pôde extinguir o fogo da caridade. - Ofereço-te duas interpretações destas palavras da Escritura Santa. - Uma, que a multidão dos teus pecados passados - a ti, que estás bem arrependido - não te afastará do Amor do nosso Deus; e outra, que as águas da incompreensão, das contradições, que talvez estejas sofrendo, não deverão interromper o teu trabalho apostólico.

Contradição dos bons? - Coisas do demônio.

Alguns pobrezinhos sentem-se incomodados pelo bem que fazes, como se o bem deixasse de sê-lo quando não são eles que o fazem ou controlam…

- Que essa incompreensão não te sirva de desculpa para afrouxares na tua tarefa. Esforça-te por render com maior empenho, agora: quando na terra te faltam aplausos, mais grata chega ao Céu a tua tarefa.

Referências da Sagrada Escritura